O confronto entre Sport e Vasco, que vai acontecer no próximo domingo, na Ilha do Retiro, às 16h (de Brasília), é considerado um “jogo de seis pontos”, já que ambas as equipes são concorrentes diretas na disputa por uma vaga no G4 da Série B. E, de acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão do GLOBO e Extra, os pernambucanos são favoritos para vencer a partida.
A ferramenta aponta que o Sport possui 60,04% de chances de derrotar o Vasco, contra 14,83%. A probabilidade de empate é de 25,13%. O fato do Leão da Ilha ser o quarto melhor mandante da competição, enquanto o time de Jorginho possui nove derrotas em 17 jogos como visitante explicam esses números.
Caso a projeção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se concretize, o Vasco, que hoje tem 63,9% de chances de subir, ficaria com 52,2%. E o Sport empataria em número de pontos com o time carioca e a sua probabilidade passaria de 27,1% para 40,1%, colocando ainda mais fogo na briga, faltando três rodadas.
— Em caso de vitória do Sport, as chances de acesso do Vasco são maiores pelos seguintes motivos: saldo de gols, e dois jogos como mandante e um com visitante, e o Sport é o contrário — aponta o matemático Gilcione Nonato.
Em caso de empate, o Vasco ficaria mais perto ainda de retornar à primeira divisão. Pelo menos é o que os números apontam, já que a possibilidade de acesso do time carioca chegaria a 74,6%, contra 9,1% dos comandados por Claudinei Oliveira.
E com a Série B já na reta final, uma vitória do Vasco pode colocar o time com um pé e meio na Série A. Isso porque, segundo o matemático, o cruzmaltino chegaria a 94,8% de chances de subir.
De acordo com os dados da UFMG, com 65 pontos o acesso é 100% garantido. Sendo que, a partir dos 62, as probabilidades são de 99,9%. Portanto, o Vasco precisa somar sete pontos dos 12 restantes para concluir o objetivo da temporada.