A lateral direita do Vasco é um dos setores com mais opções para o técnico Ramón Díaz, mas a dificuldade de estabelecer alguém como titular está tirando o sono do argentino. Com as possíveis recuperações de lesões após a Data Fifa, o treinador deve ter quatro nomes para uma vaga entre os titulares, diante do Fortaleza, no dia 18, em São Januário, no Rio.
Para o confronto válido pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, além de Paulo Henrique, o treinador terá à disposição Pumita Rodríguez, Robson e Gabriel Pires, todos disputando um espaço entre os titulares.
Pumita, que poderia desfalcar por estar a serviço da Seleção Uruguaia, foi cortado de última hora e já está treinando com todo o grupo. O camisa 2 voltou a ser titular com o técnico, após Robson ter uma lesão na região adutora da coxa esquerda. Mesmo assim, diante do São Paulo, foi reserva e jogou somente 15 minutos.
Gabriel Dias é outro que pode pintar como novidade. Depois de quase um ano parado, ele voltou no dia 18 de agosto, mas atuou apenas 12 minutos contra o Atlético e novamente se machucou. Com a pausa na Data Fifa, a tendência é que esteja de volta para encarar o Leão da Pici. Dias tem sido elogiado internamente pela comissão técnica.
O favorito para a vaga é Robson. Sem atuar desde o dia 3 de setembro, diante do Bahia, o jogador era o titular do técnico, improvisado no setor. Foi Díaz quem lembrou que o atleta já havia atuado como lateral no Santos e começou a testá-lo no time titular e o saldo foi positivo.
Contraste com o outro lado
Se o lado direito tem muitas opções, mas também tem dúvidas, a lateral esquerda do Vasco tem um dono. Lucas Piton é titular absoluto e, inclusive, não tem um substituto no elenco neste momento. Jefferson, contratado junto ao Atlético-GO, sequer foi relacionado desde a sua chegada e deve deixar a equipe no fim da temporada, antes do término do empréstimo.
Anteriormente, nas atividades, Díaz chegou a usar Galarza como opção para Piton, mas o paraguaio acabou negociado com o Talleres-ARG, deixando o treinador sem um jogador para atuar ali. O jovem Matheus Julião é outro que pode ganhar chances, enquanto Riquelme segue se recuperando de grave lesão.