Normalmente alvos de jogadores e técnicos, os árbitros brasileiros resolveram reagir. Em uma nota oficial publicada no site da Assossiação Nacional dos Árbitros de Futebol, os integrantes da categoria ameaçaram paralizar a competição nacional por conta da falta de respeito dos clubes com os juízes.
Na publicação, foi criticada a qualidade técnica dos jogos disputados no Brasileirão. Para a Anaf, jogadores e técnicos querem esconder a falta de capacidade criticando os árbitros. A entidade afirmou que está acontecendo uma perseguição com a categoria.
As últimas rodadas do Campeonato Brasileiro foram marcada por duras críticas ao trabalho dos juízes e bandeirinhas. Emerson Sheik e Richarlyson soltaram o verbo na frente das câmeras, durante as partidas. Outro que não poupou palavras foi Luxemburgo, logo após o duelo contra o São Paulo.
Veja a nota oficial completa:
‘A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) ameaça paralisar o Campeonato Brasileiro em protesto contra a falta de respeito ao árbitro. Na opinião da entidade, as críticas e reclamações de jogadores, treinadores e dirigentes visam esconder a crise técnica do futebol brasileiro, transferindo a culpa do mau futebol à arbitragem’.