MANIFESTO DAS TORCIDAS DO VASCO
Rio de Janeiro, 24 de abril de 2023.
A história do Vasco nunca foi fácil e os vascaínos nunca esperaram que fosse. Há um orgulho especial em bater no peito e constatar que o que define o Club de Regatas Vasco da Gama são seus valores e sua história. E a marca que eles são capazes de deixar no mundo e na sociedade ao seu redor.
Foi assim há um século atrás na luta contra o racismo e o preconceito social, como é hoje na briga para que os vascaínos possam acompanhar seu time de coração no Maracanã, um equipamento público que pertence a todos os clubes do Rio e suas torcidas. Ontem, graças à intervenção da Justiça, 60 mil torcedores do Vasco foram autorizados a entrar no Maracanã para assistir a uma partida de seu time. Não era para ser assim. Infelizmente, a atual gestão provisória do Maracanã, comandada pelo rival, decidiu fazer do Maracanã um espaço para uso privativo de apenas dois clubes.
O Estádio Mário Filho é um patrimônio do futebol do Rio de Janeiro. Nosso Clube faz parte desta história e, por princípio, os vascaínos não aceitam que o estádio seja um equipamento de usufruto de apenas parte dos cariocas, representados por algumas instituições esportivas em detrimento de outras.