Impulsionado pela luta de Romário atrás do \"milésimo gol\" e pelo bom desempenho de Leandro Amaral, o Vasco alcançou uma marca considerável após seu décimo jogo em 2007: o time tem seu melhor aproveitamento ofensivo dos últimos 58 anos.
Com 36 gols marcados em competições oficiais - 28 pelo Estadual do Rio e oito pela Copa do Brasil -, o atual elenco só perde para a geração de 1949, que anotou 46 vezes, todas no Campeonato Estadual.
Na ocasião, a equipe, apelidada de \"Expresso da Vitória\", conquistou o título de forma invicta com duas rodadas de antecedência. Entre as principais goleadas nas dez primeiras partidas destacam-se as sobre São Cristóvão (11 a 0), América (8 a 2), Fluminense (5 a 3) e Flamengo (5 a 2).
No ano anterior, este mesmo grupo, que foi base da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950, conquistou também sem derrotas o Campeonato Sul-americano, o primeiro título internacional de um clube brasileiro.
Em 2007, os principais responsáveis pelo saldo positivo do ataque são Leandro Amaral e Romário, ambos com 11 gols marcados. Aliás, o que torna os números do experiente atacante mais surpreendentes é que o jogador, de 41 anos, atuou apenas sete vezes, sendo quatro delas vindo do banco de reservas.
Já André Dias marcou quatro vezes. Completam a lista de \"artilheiros\" no ano Abedi, Renato e Marcelinho - com dois gols cada -, além de Diego, Morais e Wagner Diniz, que anotaram em uma ocasião. O time de São Januário contou também com a ajuda de Leandro Eugênio, que concluiu contra as próprias redes.
Dentre os placares mais elásticos até aqui destacam-se os diante de Fast-AM (6 a 0), Volta Redonda (6 a 1) e Boavista (6 a 2).