Encerrada a temporada 2023, o Vasco precisa sentar e definir uma série de questões relacionadas à montagem do elenco para o ano que vem. Diferente de ocasiões recentes, quando precisou mandar dezenas de jogadores embora e contratar praticamente um time novo, existe uma base de atletas com contratos mais longos. Mas há decisões a serem tomadas.
O Vasco aguarda a definição sobre quem será seu novo diretor esportivo para destravar o planejamento para 2024. No dia seguinte à vitória sobre o Bragantino que garantiu a permanência na Série A, Paulo Bracks foi demitido, e a cadeira mais importante do departamento de futebol no momento está vaga - Alexandre Mattos é o nome mais forte.
O contrato de 10 jogadores, alguns deles considerados titulares no esquema de Ramón Díaz, será encerrado este mês. Casos de Maicon, Zé Gabriel e Rossi, por exemplo. A diretoria também precisa decidir o que fazer com os atletas emprestados: vai efetuar as compras de Praxedes, Robson Bambu, Paulo Henrique e Ivan, por exemplo? Ou vai devolvê-los aos seus respectivos clubes?,
Há pontos a serem amarrados até mesmo na situação da comissão técnica de Ramón e Emiliano Díaz, que adotaram tom incerto em seus discursos. Pai e filho têm mais um ano de contrato, mas querem discutir o planejamento com o novo diretor esportivo e pedem garantias de investimento em jogadores e em estrutura.
Abaixo, confira até quando vão os contratos dos jogadores do atual elenco do Vasco: