O jornal Folha de S. Paulo desta terça-feira anuncia que 75 jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro se uniram para tentar negociar com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o enxugamento do calendário do futebol nacional. Entre tais atletas, estariam nomes como Alex (Coritiba), Rogério (São Paulo), Paulo André (Corinthians) e Dida (Grêmio), pertencendo a 19 clubes da primeira divisão, “além do Palmeiras e outras equipes da Série B”.
O levante é uma resposta à proposta do calendário de 2014, com início em 12 de janeiro. Segundo os líderes do movimento, a quantidade de jogos no calendário atual diminui a qualidade do Campeonato Brasileiro. Entre os principais pontos que devem ser cobrados, segundo o jornal, estão a adequação ao calendário europeu (começando a temporada no meio do ano) e a redução do número de partidas – seriam sete a cada 30 dias, no máximo.
Os jogadores do movimento ainda querem discutir pontos como férias e o pagamento de salários, de forma que os clubes terminem os anos sem dever aos jogadores. A CBF, por sua vez, explica que não recebeu pedidos para encontro com o grupo, mas não vê margem para mudanças no calendário do próximo ano por conta da Copa do Mundo.