Apesar de o Vasco estar acima do Atlético na tabela, o confronto de domingo, no Mineirão, marca o duelo entre duas equipes que vivem momentos diferentes no Campeonato Brasileiro. Enquanto o alvinegro está em ascensão e vem de duas vitórias seguidas, o time cruzmaltino teve uma queda brusca de rendimento.
Até a 22ª rodada, depois da vitória sobre o Náutico 4 a 1, no dia 30 de agosto, em São Januário, o Vasco ocupava a terceira posição com 38 pontos. Depois foram oito jogos sem vencer, sendo seis derrotas (Grêmio, São Paulo, Cruzeiro, Santos, Juventude, Atlético-PR) e dois empates (Fluminense, Flamengo). Hoje a equipe figura na 8ª colocação com 43 pontos e já corre risco de rebaixamento.
A vitória sobre o Botafogo por 2 a 1, no Maracanã, em 14 de outubro, quebrou o jejum de vitórias, mas num outro clássico, dessa vez diante do Flamengo, nova derrota, por 2 a 1, na última quinta-feira, no Rio de Janeiro.
Já o Atlético viveu um mau momento no campeonato. Depois de perder para o Flamengo, na 28ª rodada, a equipe foi para a zona de rebaixamento. Mas nas últimas rodadas se recuperou e está invicta há três partidas, com um empate com Grêmio, por 2 a 2, no Olímpico, e duas vitórias, sobre o Sport, por 3 a 1, no Mineirão, e diante do América-RN, por 1 a 0, em Natal.
O goleiro Juninho comemora a má fase dos cariocas, mas recomenda atenção.\"Acho que todo momento ruim ajuda o time adversário, mas não podemos relaxar e achar que o que vimos no jogo contra o Flamengo é o time do Vasco porque podemos ter surpresas\", disse.
O zagueiro Leandro Almeida acredita que o atual momento das equipes no Brasileiro não influenciará na partida. \"Cada jogo é uma história, eles tiveram um clássico e não ganharam, mas domingo vai ser totalmente diferente porque já estão perto da zona de rebaixamento e têm que ficar preocupados. Mas vou preocupar com nossa equipe em fazer um bom jogo em busca da vitória\", afirmou.