A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou a análise do árbitro de vídeo no lance do pênalti em Alex Teixeira, que originou o gol do Vasco no empate por 1 a 1 com o Sport.
Em um primeiro momento, o VAR entende que Alex Teixeira dobrou as pernas antes do contato com goleiro Saulo. Em seguida, após uma nova imagem, o árbitro de vídeo muda de opinião e sugere a revisão do lance ao árbitro Rafael Claus.
- Ele (Alex Teixeira) já dobra a perna. Quando ele chega, ele toca na bola, mas claramente já está dobrando a perna buscando simular o pênalti. Ele já vem dobrando a perna – diz o árbitro de vídeo, Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, para em seguida mudar de opinião, ao ser alertado pelo assistente Hernani Brumel Vani. .
- Segura que primeiro preciso ver se há o contato com a mão do goleiro antes... Ele tem o contato da mão... O atacante toca na bola. Então tem pênalti. O atacante chega primeiro na bola. Então ele toca na bola. (Raphael) Claus, no momento da disputa, o atacante toca na bola, e depois o goleiro toca com a mão no pé dele. Recomendo uma revisão de possível pênalti – analisou Rodrigo Guarizo.
Com a recomendação, Raphael Claus foi ao monitor e marcou pênalti. Na Central do Apito, o comentarista de arbitragem Paulo César de Oliveira também não achou pênalti em um primeiro momento, mas mudou de opinião após ver outra imagem e concordou com a decisão final do árbitro.