Em toda história, Vasco e Avaí se enfrentaram apenas dez vezes. O retrospecto dos cariocas é muito melhor: sete vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Entre esses dez jogos, um em especial traz grandes recordações para o presidente Roberto Dinamite. Em 1974, o Gigante da Colina foi ao Maracanã vencer o rival por 1 a 0 com gol marcado justamente pelo ex-atacante. Naquele ano, o Vasco se sagrou campeão do Brasileiro e Dinamite foi o artilheiro com 16 gols marcados, um a mais do que Luisinho, do América.
Ao realizar um exercício de memória, Roberto Dinamite não soube precisar como foi o gol da importante vitória. Mas ele lembra muito bem daquele ano e daquela equipe, que contava com amigos e atuais companheiros de trabalho no clube como Gaúcho, auxiliar técnico, e Galdinho, técnico dos juniores. Além da dupla, o técnico Joel Santana também disputou aquela partida.
Para Roberto Dinamite, buscar momentos importantes de equipes vencedoras perto de jogos decisivos como é o da noite desta quarta-feira, contra o mesmo Avaí, às 21h50m, em São Januário, válido pelas semifinais da Copa do Brasil, é fundamental.
- Espero que sirva de estímulo e os jogadores do Vasco consigam relembrar esta história vitoriosa. Uma vitória em casa será fundamental para seguirmos firmes na luta pelo título da Copa do Brasil, que é uma competição que ainda não faz parte da nossa galeria - afirmou o presidente.