Ronaldo Theobald, de 90 anos, fez o registro no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, em 1977, e ganhou o Prêmio Esso na categoria Fotojornalismo
— Foi uma surpresa muito grande [a notícia da morte de Roberto Dinamite], chegou neste momento, eu subi as escadas com o coração na boca — disse Theobald, em entrevista ao GLOBO.
O fotógrafo de 90 anos também comentou sobre a amizade que tinha com Dinamite.
— Ele era meu amigo, ele me chamava de Theo, na intimidade, e sempre dizia que "estamos juntos".
A imagem rendeu a Theobald um Prêmio Esso na categoria Fotojornalismo. Na altura, o fotógrafo trabalhava para o Jornal do Brasil.
— Ele sempre falava "eu adoro essa foto". O Roberto era uma ótima pessoa, um homem fabuloso — finalizou Theobald.
Batizada de "Deus de calção e chuteira", a imagem mostra Roberto Dinamite passando em meio a dezenas de torcedores do Vasco na beira do gramado do Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador.
O registro foi feito no dia 15 de maio de 1977. Dinamite foi clicado quando voltava para o segundo tempo do jogo contra a Portuguesa. O cruzmaltino vencia por 2×0.
Em entrevista ao site oficial do Vasco, Theobald relembrou como fez a imagem:
"Em um lindo domingo de maio de 77, fui escalado pelo JB para cobrir o jogo entre Vasco e Portuguesa na Ilha do Governador. Quando a equipe do Vasco saiu do vestiário para o campo, os torcedores se comprimiam junto ao gradil e estendiam as mãos para tocar seus ídolos. Parecia uma cena bíblica, algo mágico", disse o fotógrafo.
"Fiquei imaginando como registrar aquilo. No intervalo da partida, me deitei, discretamente, no chão do túnel e, à medida que os jogadores retornavam para o segundo tempo, ia dando meus cliques. Meu alvo era Roberto Dinamite, o ídolo maior. Quando disparei a câmera, sabia que ali estava a mais bela foto da minha vida", explicou.
Autor da mais icônica imagem da carreira de Roberto Dinamite, o fotógrafo Ronaldo Theobald lamentou a morte do maior ídolo da história vascaína neste domingo, no Rio. O registro foi usado pelo Vasco da Gama na primeira homenagem feita ao ex-atacante cruzmaltino. Em montagem publicada pelo clube, o craque aparece com asas de anjo.