Clubes mais tradicionais e detentores das maiores torcidas, Bahia e Vasco fazem neste sábado o jogo mais aguardado da Série B, neste sábado, às 16h10, no estádio de Pituaçu.
Embora ainda não tenham conseguido justificar o favoritismo na busca pelo acesso na tabela de classificação - o Vasco ocupa a terceira colocação na Série B, com 23 pontos, e o Bahia é apenas o 13º, com 16 pontos -, as duas equipes vêm embaladas pelos últimos resultados.
O Bahia chega mais confiante depois de vencer o lanterna Campinense e quebrar dois jejuns de uma vez: o de vencer a primeira fora do Estado após mais de 11 meses e o de quebrar uma seqüência de seis rodadas sem triunfos. A expectativa dos tricolores é que o time também seja capaz de voltar a vencer no estádio de Pituaçu, onde coleciona dois empates e uma derrota nos últimos confrontos.
Já o Vasco da Gama vem de oito rodadas sem perder - cinco empates e três vitórias. Por sinal, é o time que menos perdeu no ano de 2009: duas derrotas pelo Campeonato Estadual, para Americano e Botafogo, e uma pelo Brasileiro da Série B, diante do Paraná. O Vasco possui ainda melhor defesa do Campeonato, com apenas quatro gols sofridos.
A expectativa é de casa cheia, mesmo depois da campanha feita por torcedores na internet e dos problemas envolvendo o Bahia e a Sudesb - administradora de Pituaçu - para a escolha da empresa responsável pela comercialização dos ingressos. A capacidade máxima de Pituaçu é de 32.157 pagantes.
Para o jogo deste sábado o tricolor se apega ao retrospecto contra a equipe carioca. Nos 58 jogos realizados entre as duas equipes, o Bahia venceu 22 vezes, empatou 13 e perdeu 20.
Em brasileiros, a equipe baiana também leva vantagem, pois em 29 jogos disputados, o tricolor venceu 10, empatou 12 e perdeu 7. A última vez que as duas equipes se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, no dia 21 de setembro de 2003, o Bahia venceu o Vasco por 3 a 0, no estádio da Fonte Nova, em partida válida pela Série A.
O técnico Paulo Comelli deve manter a mesma equipe que enfrentou o Campinense no último sábado. A exceção é o lateral Ávine, que levou o terceiro cartão amarelo e está fora do jogo deste sábado. Com essa ausência, Comelli deve confirmar a estreia de Hélder, jogador que chegou esta semana ao Fazendão.
Por outro lado, o técnico Dorival Júnior confirmou Ernani no lugar de Amaral, suspenso, e Robinho deve atuar ao lado de Elton no ataque. Já Carlos Alberto ficou três semanas fora da equipe carioca para renovação do seu empréstimo e volta hoje a ficar à disposição do treinador, mas deve começar a partida do banco de reservas.
BAHIA x VASCO
Data:25/07/2009 (Sábado)
Horário: 16h10
Local: Estádio de Pituaçu
Árbitro: Francisco Carlos Nascimento (AL)
Auxiliares: Carlos Jorge Titara da Rocha (AL) e Ticiana de Lucena Falcão Martins (AL)
Bahia:
Marcelo; Marcos, Nen, Menezes e Hélder; Rogério, Leandro, Élton e Ananias; Beto e Reinaldo Alagoano.
Técnico: Paulo Comelli
Vasco:
Fernando Prass; Paulo Sérgio, Vilson, Titi e Ramon; Ernani, Nilton, Souza e Alex Teixeira; Robinho e Elton.
Técnico: Dorival Júnior