Nem mesmo na hora de unir as forças e torcer para o Brasil na Copa do Mundo, realizada no país novamente após 64 anos, a rivalidade no futebol carioca é deixada de lado. Em uma vila no bairro da Tijuca, as bandeiras com escudo de Botafogo e Vasco e com as cores da Seleção, foram desfraldadas nas janelas e chamam a atenção pela proximidade entre os vizinhos.
Primeiro, foi o torcedor do Glorioso que exibiu suas duas paixões. Menos de uma semana depois, o cruz-maltino não ficou para trás e fez o mesmo, em provocação sadia. Até mesmo o America apareceu, do outro lado, com a bandeirinha mais "humilde" e envolta por várias do Brasil.
Curiosamente, Botafogo e Vasco não protagonizam disputas acirradas fora de campo e suas torcidas são consideradas parceiras, diferentemente dos outros clássicos do Rio de Janeiro.
O Mundial começa na quinta-feira, com Brasil x Croácia, na Arena Corinthians, em São Paulo. Apenas se chegar à final é que o time de Felipão jogará no Maracanã. Vizinha do estádio, a Tijuca é um dos bairros que mais pinta as ruas e se envolve com o clima de Copa. A rua Alzira Brandão, o Alzirão, é um ponto de encontro tradicional de milhares de pessoas antes e depois dos jogos.