Outros Esportes

Basquete: Acabou a espera! Vasco estreia na Liga Ouro contra o Ginástico

Acabou a espera. Depois de ensaiar um retorno às quadras em fevereiro de 2015 e quase herdar na atual temporada a vaga de Limeira, que acabou as atividades de sua equipe adulta há pouco mais de cinco meses, o Vasco finalmente está de volta ao cenário do basquete nacional. Oito anos após dominar a modalidade no país e ganhar praticamente tudo com um timaço comandado por Hélio Rubens, o clube de São Januário estreia na Liga Ouro, divisão de acesso à elite, neste sábado, às 11h, contra o Ginástico (BH), no reformado ginásio de São Januário, sonhando em resgatar os tempos de glória. A competição, que dará ao campeão uma vaga na próxima edição do NBB, contará ainda com Sport (PE) e Campos Mourão (PR), que se enfrentam dia 1º de março, às 20h15, no Paraná. 

Se a grana ainda é curta e a caminhada rumo ao NBB 9 cheia de obstáculos, a vontade de resgatar as tradições do clube e repetir os feitos da geração que fez história no fim da década de 90 e início dos anos 2000 não tem preço e vale qualquer sacrifício. Talvez por isso a diretoria do Vasco tenha decidido apostar em um comandante formado em casa para tentar levar o basquete vascaíno de volta à elite do basquete nacional.

- Tinha que ser dessa maneira mesmo e não através de parceria nenhuma, o Vasco tinha que voltar através do seu próprio esforço e do seu próprio trabalho. Parece que estava tudo desenhado para ser dessa maneira. Desde os retornos do Eurico Miranda e do Fernando Lima (vice-presidente de Quadra e Salão) à direção do Vasco que o sonho de todos em São Januário era a volta do basquete ao cenário nacional. Foi um esporte que deu muitas alegrias à torcida vascaína, que sempre abraçou a modalidade e que vai nos apoiar nesse momento tão importante para o clube - afirmou o técnico Christiano Pereira, ex-jogador das categorias de base do Vasco de 1987 a 1991.

Se o elenco que começou a ser montado em dezembro de 2015 não pode ser comparado àquele formado por jogadores do peso de Charles Byrd, Vargas, Demétrius, Rogério, Nenê, Helinho, Sandro Varejão, Janjão, Aylton, Mingão, entre outros, o torcedor pode esperar um time competitivo. Além do retorno de Ricardinho, Marcellus, Bruninho e Erick Camilo, todos com passagens anteriores por São Januário, o clube trouxe os experientes Hélio, campeão do NBB com o Flamengo na temporada 2008/2009, Drudi, ex-Franca, Minas e São José, Douglas Nunes, além dos americanos Jeff Agba, ex-Bauru, e Robby Collum, ex-Uberlândia e Minas, contratado para o lugar do também americano David Teague, que teve problemas na sua documentação e não vem mais.   

- Nossa ideia foi tentar trazer o maior número de jogadores que estivessem morando no Rio para minimizar as despesas. Assim chegamos aos nomes de Ricardinho, Bruninho e Marcellus. O Hélio apesar de viver fora do Rio é carioca e tem moradia aqui. Com o Douglas Nunes eu já tinha feito um contato quando a parceira com Limeira foi cogitada, já que ele tinha disputado o paulista pela equipe do interior. O Drudi é um cara com quem já tinha trabalhado em duas seleções brasileiras, é um jogador que conheço bem. Ainda fizemos contato com o André Gois e o Betinho, mas houve uma certa demora nas negociações e eles acertaram com Macaé e Caxias, respectivamente. O Jeff Agba e o Robby Collum, que vem para o lugar do Teague, são a cereja do bolo. O Collum na verdade era nossa primeira opção quando começamos a montar o time. Ficamos com algum receio por conta da lesão que ele teve, e não sabíamos se estaria 100%. Agora fizemos um contato com ele, e soubemos que ele dedicou um período longo para se recuperar. É um jogador com um poder ofensivo muito grande, qualidade nos arremessos de longa distância, além de ter também uma boa infiltração. Um jogador muito forte fisicamente - destacou o comandante vascaíno.

Dentre os adversários do Vasco na competição, Ginástico e Campo Mourão devem ser os principais concorrentes à vaga no NBB 9. Montado há seis meses, o elenco do time mineiro conta com jogadores com passagens pela seleção brasileira, como Wanderson e Alírio, além do experiente armador Fred, campeão da primeira edição do NBB com o Flamengo. 

A equipe paranaense não fica muito atrás. Com um investimento financeiro alto, o clube trouxe os experientes Ted, Vinícius Teló e Estevam, além de dois americanos. Quem não deve fazer grandes contratações é o Sport. De acordo com as informações obtidas por Christiano Pereira, o clube pernambucano deve disputar a Liga Ouro com sua equipe sub-23, terceira colocada na LDB da temporada passada.

Um das principais contratações do Vasco para a temporada, William Drudi sabe que a responsabilidade de levar o clube de volta à elite do basquete nacional será grande. No entanto, o ala-pivô que defendeu São José na temporada passada e disputou os Jogos Abertos de São Paulo por Osasco antes de desembarcar no Rio de Janeiro aposta na força da torcida vascaína para conquistar a vaga. 

- Acho que a festa da reinauguração do ginásio de São Januário nos deu uma mostra do que é o basquete do Vasco e o tamanho de sua grandeza no clube. Tinham grandes jogadores consagrados aqui e está sendo uma honra estar fazendo parte dessa retomada do basquete vascaíno. Todo mundo está muito concentrado e ciente da responsabilidade que é representar essa tradição que o Vasco da Gama tem nas quadras. Sabemos que em qualquer lugar que jogarmos teremos muitos torcedores do nosso lado. Estaremos representando uma nação, por isso vamos nos doar ao máximo em cada treinamento e em cada jogo para conquistar esse objetivo que é colocar o clube novamente na elite nacional - disse.

Acostumado a ter o apoio do fanático torcedor do Flamengo ao seu lado nas cinco temporadas que defendeu o clube da Gávea, Hélio faz coro às palavras do novo companheiro e mostra coragem ao apontar o Vasco como favorito à vaga no NBB em 2017. 

- É um orgulho e um prazer imenso fazer parte desse momento do clube. Quem é do Rio de Janeiro como eu sabe da força que a camisa vascaína tem no basquete nacional e conhece bem aquela geração que eu acompanhava e ia assistir os jogos. Sabemos da dimensão dessa grandeza. O que o Flamengo está vivendo hoje o Vasco viveu no fim dos anos 90 e início dos anos 2000. Infelizmente por problemas políticos o basquete acabou no clube, mas queremos recolocar o Vasco de volta no cenário nacional. Não podemos negar que somos os favoritos ao título da Liga Ouro pelo time que foi montado, mas sempre respeitando nossos adversários, que também estão se reforçando. Será um campeonato duríssimo, mas o Vasco é o Vasco e nunca entra numa competição apenas para disputar. O pensamento é se matar dentro de quadra e fazer o possível para conseguir a vaga no NBB - afirmou o armador. 

Dos jogadores contratados, ninguém conhece melhor São Januário que Ricardinho. Na sua terceira passagem pelo clube, o ala-armador de 41 anos, que está tendo a oportunidade de dividir a quadra nos treinos com o filho Leonardo, de 18 anos, não esconde a ansiedade pela estreia do dia 27 e aposta na força da Cruz de Malta, mas afirma que só na camisa o Vasco não vai conquistar seu objetivo.

- Estamos aqui para resgatar a história e a tradição do basquete do clube. Eu fiz parte do começo daquela geração que venceu tudo e sei que o Vasco sempre entra numa competição para vencer. Nós podemos até não conquistar o título, mas vamos em busca dele, é o mínimo que o torcedor espera. Eu venho trazendo esse espírito daquele tempo. Para mim é uma motivação extra poder defender o clube que me projetou. Isso não tem preço. Esperamos que a camisa do Vasco pese, mas serão jogos dificílimos. Ganhar de Campo Mourão lá dentro é complicado, um alçapão. O Ginástico é a equipe que está treinando há mais tempo e a mais entrosada, já o Sport tem a juventude da equipe que ficou em terceiro lugar na LDB e não vai ser fácil ganhar lá dentro. Temos que saber que não vamos ganhar só com a camisa, temos que mostrar dentro da quadra que temos condição de sermos campeões. Pode ter certeza que não será nada fácil - prevê o camisa 9. 

TABELA DO VASCO


27/2 (11h) - Vasco x Ginástico - Ginásio de São Januário (RJ)
29/2 (19h30) - Vasco x Ginástico - Ginásio de São Januário (RJ) 
10/3 (20h) - Sport x Vasco - Ginásio Marcelino Lopes (PE) 
12/3 (11h) Sport x Vasco - Ginásio Marcelino Lopes (PE) 
22/3 (20h15) - Campo Mourão x Vasco - Ginásio Esportes JK (PR) 
24/3 (20h15) - Campo Mourão x Vasco - Ginásio Esportes JK (PR) 
9/4 (11h) - Vasco x Sport - Ginásio de São Januário (RJ) 
11/4 (19h30) - Vasco x Sport - Ginásio de São Januário (RJ) 
28/4 (19h30) - Ginástico x Vasco - Olympico Club (MG)
30/4 (17h) - Ginástico x Vasco - Olympico Club (MG)
7/5 (11h) - Vasco x Campo Mourão - Ginásio de São Januário (RJ) 
9/5 (19h30) - Vasco x campo Mourão - Ginásio de São Januário (RJ) 

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Cuiabá Cuiabá 0
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 22 (40,00%)
Empates 17 (30,91%)
Derrotas 16 (29,09%)
Total 55
Gols
Marcados 72 (51,80%)
Sofrido 67 (48,20%)
Total 139
Saldo 5
Cartões
Amarelos 140 (92,11%)
Vermelhos 12 (7,89%)
Total 152