Um jogo cirúrgico. Assim pode-se dizer que foi o duelo entre Colégio Vasco da Gama e Instituto Loide Martha, de Caxias, na final da sub 18 federada do Intercolegial. A vitória Cruz Maltina foi construída aos poucos, até o placar final de 44 a 32.
O primeiro tempo foi equilibrado, com as duas equipes se estudando. Tanto que o quarto inicial terminou em 6 a 6 e o seguinte em 16 a 14 para o Vasco.
Na segunda etapa, porém, o time da Colina se agigantou, abrindo vantagem e administrando-a até o apito final. O Vasco venceu terceiro período por 13 a 10 e o último por 9 a 2.
- Queria agradecer ao presidente pela estrutura que ele montou lá atrás. Nosso colégio fica dentro do clube, então os atletas treinam e estudam no mesmo espaço, fazendo com que esporte e educação andem juntos - disse o treinador Luiz Mauro Brasília.
O título rendeu ao Vasco o bicampeonato na categoria, mostrando que o clube, além de montar boas equipes adultas, também constrói uma base vitoriosa.
- Nós sempre priorizamos as categorias de base. Estamos montando um time para jogar o NBB, que acaba virando um espelho para esses meninos, pois todos querem, um dia, chegar lá - finalizou Brasília.