Rica história, gringos de volta e palco especial: confira os 10 fatos mais importantes do clássico carioca entre Vasco e Botafogo
Vasco da Gama e Botafogo farão primeiro clássico carioca da décima edição do NBB CAIXA. Na Arena Carioca 1, os dois gigantes do Rio de Janeiro estarão frente a frente nesta terça-feira (19/12) para um duelo para lá de importante. A partida será às 19h30 (de Brasília) e terá transmissão ao vivo através dos canais SporTV.
A volta dos norte-americanos do Botafogo, o duelo entre os dois elencos mais experientes do NBB CAIXA, os dois últimos campeões da Liga Ouro e a briga para fugir da zona do rebaixamento são alguns dos fatos mais importantes do confronto, que você confere neste texto. Confira e não deixe de assistir ao inédito clássico.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, os patrocínios da SKY, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e o apoio do Ministério do Esporte.
Confira os #10Fatos mais importantes do clássico entre Vasco e Botafogo:
Campeões da Liga Ouro
O clássico carioca colocará frente a frente os dois últimos campeões da Liga Ouro, divisão de acesso ao NBB CAIXA: o Vasco da Gama em 2016 e o Botafogo em 2017. Outra equipe que chegou à elite depois da conquista da competição foi o Banrisul/Caxias do Sul Basquete, campeão em 2015, além do Rio Claro Basquete, que faturou o título em 2014.
Há 16 anos…
A última participação do Botafogo na elite do basquete brasileiro foi em 2001, quando foi líder da fase de classificação e chegou até a semifinal, mas acabou eliminado pelo COC/Ribeirão Preto (SP) na série melhor de cinco, por 3 a 2. Na outra semifinal, curiosamente, estava o Vasco, que despachou o Franca Basquete por 3 a 1 e avançou à decisão. O clube cruzmaltino foi o campeão daquele ano e conquistou seu último título de nível nacional.
Os mais experientes
Vasco da Gama e Botafogo são donos dos elencos mais experientes da atual temporada do NBB CAIXA. Os vascaínos lideram o ranking, com média de idade de 28,6 anos por atleta, enquanto os botafoguenses vêm logo atrás, com 28,4. Quem levará a melhor no duelo dos “veteranos”?
Xô, lanterna!
Os gigantes cariocas são os dois últimos colocados do NBB CAIXA, ambos com campanha de uma vitória e cinco derrotas (16,7% de aproveitamento). Os únicos triunfos das duas equipes foram sobre a Liga Sorocabana. Quem perder, se isolará na lanterna da competição. Se o campeonato acabasse hoje, no entanto, as duas equipes estariam rebaixadas.
Deu Vasco
O duelo desta terça-feira não será o primeiro entre Vasco da Gama e Botafogo no ano. Na pré-temporada, as equipes se enfrentaram pela Copa Avianca, torneio preparatório realizado em Belo Horizonte (MG). Dominante, o clube de São Januário levou a melhor por 94 a 70. Com 21 pontos em 23 tentados (7/8 nos arremessos de quadra), sete rebotes e cinco assistências, David Jackson foi o grande destaque do duelo.
Na defesa
Apesar de ser dono do pior ataque do NBB CAIXA, com média de apenas 64,5 pontos por jogo, o Botafogo possui a segunda melhor defesa da competição, com 72,67 tentos sofridos de média. Do outro lado, o Vasco permite aos adversários 79,3 pontos em média e tem a pior defesa do campeonato.
Gringos de volta
O Botafogo contará com os retornos de seus atletas norte-americanos Jamaal Smith e Cameron Tatum, que estavam contundidos. O primeiro lesionou o dedo anelar e perdeu os dois últimos jogos. Já o segundo sofreu uma luxação no ombro na primeira e única vitória da equipe no NBB CAIXA, contra a Liga Sorocabana, e perdeu os quatro compromissos seguintes.
Desfalque
Apesar da volta dos norte-americanos, o Botafogo entrará em quadra sem o veterano Arnaldinho, que sofreu um acidente automotivo e passará por um procedimento cirúrgico devido a uma lesão no tríceps. O tempo de volta do experiente ala/armador é indeterminado. Pelo lado do Vasco, a ausência ficará por conta do armador Fúlvio, com um estiramento na posterior da coxa.
Deu conta
Enquanto Jamaal esteve fora de combate, o Botafogo ficou bem servido na armação pelo armador Rafinha, que teve seus melhores desempenhos na temporada nas ausências do norte-americano. A média geral do jogador é de 9,8 pontos, mas nos jogos sem Jamaal ele registrou 14,6 pontos, com 4,0 bolas de 3 por jogo (63,1% de aproveitamento).
Palco especial
A partida acontecerá na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, casa do basquete nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Dono do mando de quadra, o Vasco da Gama já jogou lá na atual temporada e foi derrotado pelo Mogi, pelo placar de 82 a 75. Depois disso, a Seleção Brasileira atuou no mesmo palco diante da Venezuela e saiu vencedora, por 72 a 60. Os vascaínos Fúlvio e Lucas Mariano vestiram a camisa do Brasil na partida.