Há exatamente um ano, o NBB 2016/17 foi lançado com a expectativa de ser o mais equilibrado da história. Nesta quarta-feira, a edição 10 da competição teve a festa de lançamento em São Paulo, e o discurso segue muito parecido: são pelo menos nove equipes brigando diretamente pelo título. Na última temporada, a expectativa se comprovou, os quatro primeiros colocados da primeira fase foram eliminados antes da semifinal e, pela pela primeira vez na história, o Bauru saiu como campeão. Para Demétrius, técnico do time paulista, quem conseguir chegar melhor nos momentos decisivos, levantará o troféu:
- Mais um NBB que é equilibrado. O NBB vai servir muito para as equipes saberem que todos os jogos são difíceis. O último pode sim ganhar do primeiro, e o playoff da última temporada mostrou isso. São seis ou sete candidatos. Quem crescer na hora certa vai fazer a diferença. O Bauru não é o time a ser batido, longe disso, você conquistar o título é uma coisa, mas manter é outra - disse.
Na última edição, o Flamengo, pentacampeão do torneio, ficou fora da semifinal pela primeira vez. O time comandado por José Neto havia feito a melhor campanha na temporada regular, mas caiu para o Pinheiros, oitavo colocado, nas quartas de final. O treinador reitera o equilíbrio do torneio:
- Se pegar uma entrevista do ano passado, eu falei a mesma coisa, mas acho que esse ano vai ser mais disputado ainda. São sete ou oito equipes disputando o título da competição. Temos o retrospecto do ano passado, quando as equipes que não eram tão cotadas chegaram firme até as finais- disse.
Confira os elencos e os destaques de todos os times
Os treinadores são unânimes ao afirmar que Flamengo, Vasco, Bauru, Mogi, Franca e Paulistano, não necessariamente nesta ordem, são os principais candidatos ao título. Pinheiros e Vitória, que chegaram às semifinais ano passado, também foram citados, assim como o Basquete Cearense. Técnico da equipe do Ceará, Alberto Bial, coloca sim sua equipe na lista:
- Eu incluo o Basquete Cearense como uma das equipes. A gente vê Vasco, Flamengo, Mogi e Bauru um pouco acima, mas outras equipes, como Vitória, Paulistano e Basquete Cearense, podem sim levar o título - disse Bial.
No levantamento feito pelo GloboEsporte.com, analisando vários fatores de cada equipe, o Vasco apareceu como principal favorito, ao lado de Bauru e Flamengo. O Cruz-maltino, eliminado nas oitavas de final da última temporada, segue com Dedé Barbosa no comando. Ele sabe do potencial de sua equipe:
- Ponho seis ou sete equipes na lista dos canditados ao título. Temos um bom elenco? Temos. Somos sólidos? Sim. Mas jogar no Vasco tem prós e contras, então temos que saber o tamanho da nossa responsabilidade - disse o treinador.
No regulamento da competição, as 15 equipes se enfrentam em turno e returno, com as quatro primeiras se classificando diretamente para as quartas de final. Os times que ficarem de quinto ao décimo segundo lugar, precisam jogar uma espécie de oitavas de final.