O Vasco oficializou na tarde desta segunda-feira (19) a contratação do técnico Léo Figueiró para a temporada 2023/24 do Novo Basquete Brasil. O treinador é o primeiro reforço do clube carioca após o anúncio do retorno ao NBB, feito em maio deste ano.
O técnico chega ao cruz-maltino após comandar o Corinthians por duas temporadas. Figueiró já foi eleito o melhor treinador do NBB, em 2019/20, quando conquistou o título da Liga Sul-Americana com o Botafogo.
Em conversa exclusiva com o ge, Figueiró afirma que o Vasco vai buscar o seu legado vitorioso no basquete. O Gigante da Colina é bicampeão sul-americano e ergueu a taça do Campeonato Brasileiro em 2000 e 2001:
-Teremos uma equipe aguerrida, que jogará honrando e respeitando a camisa e tradição do clube. Estamos no início de uma caminhada de médio a longo prazo e queremos dar passos conscientes e firmes para que essa retomada seja pra ficar.
O treinador acredita que, além de seu conhecimento nas quadras, o torcedor vascaíno é peça chave nessa reconstrução:
- Ajudarei com todo comprometimento e minha experiência em montar equipes e potencializá-las. O Vasco é um clube gigante, de grande tradição e uma história de conquistas no basquete. Vamos dialogar sempre com os fãs e respeitar a paixão dos torcedores. O nosso torcedor é parte importante nesse processo de retomada daquele que já foi a maior equipe de basquete do Brasil.
Além de Corinthians e Botafogo, Figueiró já comandou o Bauru Basket em 2020 e esteve junto com a Seleção Brasileira no Pré-Olímpico, disputado na Croácia.