A Liga Nacional de Basquete (LNB) vai analisar as imagens da partida entre Flamengo e Vasco, válida pelas quartas de final do Super 8, neste domingo, e seguir os protocolos previstos no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. A liga tomou essa decisão após o jogo ser marcado por três expulsões de atletas e uma confusão entre o time do Vasco e a torcida rubro-negra presente no Maracanãzinho. Torcedores arremessaram garrafas e copos na direção dos jogadores e comissão técnica da equipe vascaína. O Flamengo venceu o jogo por 92 a 73 e avançou para as semifinais. A LNB optou por não se pronunciar além de assegurar que os seguintes protocolos serão seguidos:
Vale destacar que a Comissão Disciplinar é 100% independente. Formada por juristas do esporte. Tanto a Procuradoria como os auditores fazem seu trabalho sem nenhuma interferência da LNB, somente sob a ótica da lei.
+ Em jogo com brigas, expulsões e ameaça de abandono, Flamengo vence o Vasco no Super 8
+ Flamengo x Vasco tem briga no Super 8, e três jogadores são expulsos; veja
+ Patrocinador do Vasco ataca LNB após jogo polêmico com o Flamengo: "É roubo atrás de roubo"
A súmula da partida não relata as confusões extracampo, por isso será complementada pelo relatório destalhado da partida. Veja o registro da partida:
Entenda o que aconteceu:
No início, as disputas estavam intensas, mas controladas, até que, no terceiro quarto, uma disputa por rebote gerou confusão generalizada. Humberto, do Vasco, empurrou Galizzi, e o jogador do Flamengo perdeu o controle. Os dois acabaram expulsos após longa revisão da arbitragem no vídeo. Marquinhos também foi excluído, uma vez que discutiu asperamente com o técnico Gustavo de Conti. O comandante rubro-negro, inclusive, diz ter sido agredido pelo atleta vascaíno.
No quarto período, o comandante do Vasco, Léo Figueiró, também foi expulso, por três faltas técnicas. Pouco depois, a delegação cruz-maltina reclamou do comportamento da torcida do Flamengo, alegando que arremessou objetos na direção da delegação adversária. Foi aí que os vascaínos deixaram a quadra e se dirigiram aos túneis. A partida ficou paralisada por cerca de 30 minutos e só foi retomada depois que a polícia entrou em ação no Maracanãzinho.
O Vasco ainda ficou sem Jamaal, Eugeniusz e Eddy, todos excluídos com cinco faltas individuais. No total, o time de São Januário terminou a partida sem cinco jogadores. A partida terminou em 92 a 73 para o Flamengo.