Uma semana após a eliminação no Novo Basquete Brasil (NBB), o Vasco decidiu liberar um de seus principais jogadores. Aos 33 anos, o pivô Murilo reforçará o Trotamundos, da Venezuela, nas finais nacionais da equipe. Mesmo após o presidente Eurico Miranda cravar a continuidade do projeto na próxima temporada, o Cruz-maltino ainda não definiu o planejamento para o NBB 2017/18. Segundo a assessoria de imprensa do Vasco, há a possibilidade, inclusive, que Murilo retorne ao clube após a passagem pelo basquetebol venezuelano.
Além de Murilo, o Vasco investiu consideravelmente na volta à elite do basquete. Campeão da Liga Ouro no ano passado, a equipe contratou peças importantes como David Jackson, Nezinho e Bruno Fiorotto. O clube da Colina tinha a ambição de ir mais longe neste primeiro ano. Nos bastidores, a diretoria considerava boa uma campanha até as quartas de final, o que acabou não acontecendo devido à derrota para o Pinheiros na última semana.
Contratado junto ao Bauru, Murilo teve uma média de 10.8 pontos, 5.8 rebotes e 1.1 assistência por partida no NBB 2016/17. Além da competição nacional, o Vasco disputou o Campeonato Estadual do Rio na última temporada, terminando na segunda colocação ao ser derrotado por WO pelo Flamengo na final.