Presidente do patrocinador do basquete do Vasco, Pedro Ortega, ficou inconformado com os acontecimentos deste domingo no Maracanãzinho. Em uma série de mensagens postadas em sua rede social pessoal, o dirigente atacou a Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pela Copa Super 8 e pelo NBB (Novo Basquete Brasil). Neste domingo, o Vasco perdeu para o Flamengo por 92 a 73 numa partida regada a polêmicas e confusões.
O Cruz-Maltino terminou o jogo com um total de cinco jogadores expulsos contra um do rival. O técnico vascaíno Léo Figueiró também foi desqualificado.
As polêmicas não pararam por aí. Após receber alguns copos arremessados pela torcida do Flamengo, o Vasco retirou-se de quadra no último quarto retornando mais de 20 minutos depois. Na volta, a equipe cruz-maltina recusou-se a jogar, apenas gastando o tempo em seus momentos de posse de bola.
- Eu tenho nojo de ver NBB hoje em dia e me arrependo de um dia ter dado moral a esses m... Liga mais covarde que existe no Brasil. Por isso é difícil patrocínio, por isso é difícil outros times conseguirem se mexer. Porque é roubo atrás de roubo. Vocês são uma vergonha - escreveu Ortega na primeira das suas postagens.
Esta não é a primeira vez que Pedro Ortega faz reclamações fortes contra a LNB. Na temporada passada, o dirigente foi suspenso por quatro meses por postagens em rede social. Neste domingo, ele não esteve no Maracanãzinho.
Na última postagem, Ortega sinalizou que vai parar de patrocinar o basquete do Vasco a partir da próxima temporada. O Vasco ficou sem basquete adulto de 2019 a 2023 até conseguir o apoio das empresas de Ortega.
- Enfim, já digo que é a minha última temporada porque eu não tenho sangue de barata (...) eu só quero viver em paz. Foi f... o que eu consegui fazer com o basquete do Vasco, mas é a última temporada enquanto esses sangue suga (sic) estiverem no comando dessa liga.