O Vasco está confirmado na Liga Ouro, espécie de divisão de acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), principal liga do país. A equipe disputará a competição com o Sport-PE, Ginástico-MG e Campo Mourão-PR. Apenas o campeão terá o direito de disputar o NBB na temporada 2016/2017. Se preparando para voltar a ser forte no basquete, o clube fará nesta quinta-feira (14/01), às 19h15, a reinauguração do ginásio principal de São Januário. A festa vai contar com a presença da equipe de Franca-SP, que disputa atualmente o NBB. No 1º quarto, estarão em quadra, lendas do basquete do Vasco, como Helinho, Rogério, Vargas e Mingão e o técnico Hélio Rubens, que conquistaram diversos títulos, entre eles o Bicampeonato Sul-americano, Bicampeã da Liga Sul Americana e Bicampeã Brasileira de Basquete. No 2º quarto, eles serão substituídos pela nova equipe do clube. O time conta com os jogadores Hélio, (ex-Uberlândia), William Drudi, (ex-Basquete Cearense), Douglas Nunes, (ex-Palmeiras) e Daniel Zimer, conhecido como "Gaúcho" (ex-Sorocaba), além dos repatriados Erick Camilo (ex-Franca), Marcellus (ex-Ceub), Ricardinho (ex-Botafogo) e Bruninho (sem clube), atletas que passaram anteriormente pela categoria de base vascaína. Os jogadores serão comandados pelo treinador Christiano Pereira e de sua comissão técnica, formada por Cássio (assistente técnico), Marcelo Mascarenhas (preparador físico), Marcelo Barreto (fisioterapeuta) e Rogério Fonseca (massagista). O técnico falou com exclusividade à Super Rádio Tupi sobre os projetos da equipe e a reinauguração do Ginásio.
"É emocionante para mim, que estou no clube à 30 anos. Passamos por momentos difíceis nos últimos 6 anos, como interdição da quadra, tendo que treinar em ginásios emprestados com a base. Essa festa tem tudo para ser o ressurgimento do basquete vascaíno no cenário nacional, mostrando que vai voltar a ser o que era. Infelizmente não teremos para o jogo a equipe completa, pois ainda faltam alguns jogadores.
O comandante afirmou que no Vasco existe muita pressão e é por isso que a equipe é bastante qualificada e experiente. "São jogadores vitoriosos que possuem passagens por grandes clubes. Casos do Hélio e Bruninho que ganharam muitos títulos. O Drudi que dispensa comentários, possui bastante rodagem. São jogadores que estão acostumados a vencer e a nossa idéia era trazer mesmo uma equipe mais experiente, porque aqui a pressão é grande e sem dúvida vamos conseguir a vaga para a NBB".
No dia 20 de janeiro será realizado um Congreso Técnico que vai definir a fórmula de disputa do torneio. A Liga Ouro deve ter início na segunda quinzena de fevereiro.