Uma rivalidade centenária e que mexe com os torcedores. Flamengo e Vasco já protagonizaram duelos marcantes nos gramados, no remo e também nas quadras. O clube cruzmaltino já foi campeão brasileiro de basquete em cima do rubro-negro, no ano de 2000, quando era comandado pelo atual técnico do Uberlândia, Hélio Rubens. Hoje o Vasco não está na disputa do Novo Basquete Brasil (NBB), mas esta rivalidade se mantém viva na competição.
Um grupo de jovens vascaínos fez coro com a torcida do Uberlândia no ginásio do UTC na noite de segunda-feira, no confronto com o líder Flamengo pela última rodada do primeiro turno do NBB-5. Pereira Pires, Pedro Abranches, Lucas Aguiar e Bruno Aguiar levaram bandeira do clube de coração e torceram intensamente pela equipe mineira à beira da grade.
- Sou de Uberlândia e acompanho vários jogos do time aqui. E como sou vascaíno, é um motivo a mais pra vir aqui hoje e secar o Flamengo. Essa é a maior rivalidade do basquete atual e o Uberlândia vai seguir firme na disputa pelo título disse Pereira.
Nem mesmo a derrota por 87 a 78, a primeira do Uberlândia em casa na competição, abalou a confiança desta turma. Pedro, que tem 13 anos e o mais novo do grupo, falou sobre a emoção de acompanhar de perto o primeiro jogo contra o Flamengo e exaltou o Uberlândia.
- É o quarto jogo que assisto do time aqui, mas contra o Flamengo é a primeira vez. É muito bom estar no meio dessa torcida, que é muito animada. O Uberlândia é o melhor time do mundo e vai se recuperar decretou o garoto.
Para Lucas, as disputas entre a equipe mineira e o rubro-negro no basquete fizeram crescer ainda mais a rivalidade por parte dos vascaínos de Uberlândia. Ele afirma que a torcida é redobrada contra o Flamengo.
- É uma longa história de confrontos e rivalidade entre Vasco a Flamengo. E agora tem essa disputa que jê vem de alguns anos no basquete entre o Uberlândia e os rubro-negros, que pra mim são os dois melhores times do NBB. Então a gente sempre tem um motivo a mais para vim secar o Flamengo destacou.
Bruno também acredita que o Uberlândia vai brigar pelo título e afirma que no segundo turno vai continuar apoiando a equipe nos jogos em casa.
- Nós temos que aproveitar as oportunidades de acompanhar de perto o Uberlândia, principalmente em jogos como esse, de alto nível. Tenho fé e esperança de que o time ainda vai ser campeão e por isso vou continuar assistindo os jogos aqui no UTC, onde a equipe sempre é muito forte finalizou Bruno.