O ala-armador Duda Machado, de 35 anos, é o novo reforço do Vasco da Gama para a temporada 2018/2019. Irmão do agora ex-jogador Marcelinho Machado, ele se despediu de seu antigo time, o Bauru, através de uma postagem nas redes sociais nesta quinta-feira, mas sem dizer seu destino. Dias depois, a decisão. Duda vai jogar no Vasco, que já se reforçou com Gemerson e Holloway, ambos ex-Pinheiros, e o técnico Alberto Bial, ex-Basquete Cearense. O contrato é de um ano.
Formado no Fluminense, Duda jogou com seu irmão Marcelinho no Flamengo, onde foi campeão do NBB duas vezes. Também defendeu Londrina, Macaé, Limeira, Rio Claro, Basquete Cearense - onde foi treinado por Alberto Bial, seu futuro comandante - e Bauru. Foi ele o autor da jogada incrível que eliminou o Vasco da Gama na Arena Carioca 1 nas oitavas de final do NBB 10, vencendo a série em questão por 3 a 1.
Duda teve outras propostas, mas sempre comentou sobre a vontade de jogar no Rio de Janeiro e ficar mais próximo da família. Na temporada passada, chegou a flertar com o Botafogo, mas não avançou. Agora, está de volta ao Rio de Janeiro para jogar novamente com Alberto Bial e pelo Vasco. Na temporada por Bauru, Duda teve médias de dez pontos, 2,5 rebotes e 2,5 assistências. Nos playoffs, com a lesão de Alex, foi ao lado de Kendall Anthony, Jaú e Hettsheimeir uma das referências do Dragão, que chegou às semifinais e levou o campeão Paulistano ao jogo 5.
O Vasco tratou a chegada de Duda com silêncio, principalmente porque o jogador tinha dias restantes de contrato com o Bauru. Duda, porém, se despediu da equipe nas redes sociais. Logo depois, passou a seguir no Instagram Desmond Holloway, outro reforço do Vasco. A diretoria também negou sua chegada, mas agora a confirmou oficialmente.