A seca terminou para a Liga Sorocabana no NBB 9. Jogando em casa, o time de Rinaldo Rodrigues levou um jogo equilibrado até o fim e desgarrou no último quarto para vencer o Vasco por 74 a 70, derrubando uma sequência de sete derrotas. O duelo foi disputado na noite desta terça-feira, no ginásio Gualberto Moreira, em Sorocaba.
Este foi o último jogo de Christiano Pereira à frente do clube carioca, que terá a partir do próximo jogo o técnico Dedé Barbosa. Os destaques individuais ficaram por conta de Castellon, cestinha do jogo com 20 pontos, e Jackson, que com 18, foi o melhor do Vasco na pontuação.
Vitoriosa, a LSB não subiu na classificação. Como o Minas venceu o Bauru fora de casa, a equipe paulista permanece fora do G-12, grupo que avança aos playoffs do NBB, com três triunfos e sete resultados negativos. O Vasco cai para o 10º lugar, com quatro vitórias e cinco derrotas, atrás de Franca e Basquete Cearense no aproveitamento.
O torcedor vascaíno terá de esperar a virada do ano para ver seu time novamente em quadra pelo NBB. O Vasco joga apenas no dia 3 de janeiro, contra o Paulistano, em São Paulo. A Liga Sorocabana ainda joga pela última vez em 2016 na quinta-feira, quando volta a jogar em casa e enfrenta o lanterna Caxias do Sul. O jogo acontece no Gualberto Moreira, às 20h.
A partida
Com Dedé observando o jogo das arquibancadas, a Liga Sorocabana começou na frente. Bruno arremessou de três pontos, e o time da casa fez a primeira das quatro cestas do perímetro na parcial. O duelo se desenvolveu de forma equilibrada no primeiro período, com vascaínos e sorocabanos alternando a liderança no placar. No estouro do relógio, Ted tentou o arremesso, mas seu time já tinha garantido o placar de 20 a 19 nos 10 primeiros minutos.
Trabalhando bem as jogadas de ataque, o Vasco passou à frente em jogada concluída por Drudi no poste baixo. No lance seguinte, Gaúcho matou de três pontos na zona morta, obrigando Rinaldo a pedir tempo. A LSB reagiu aos poucos e conseguiu empatar a partida, mas não conseguiu conter o volume de jogo do Vasco, que voltou a crescer e fechou o segundo período em 31 a 36.
Erros de passe, arremessos e uma melhora nas defesas mudou a cara do jogo no terceiro período. O Vasco recuperou dois ataques seguidos de Sorocaba, enquanto o time da casa dava opções ofensivas ao time carioca apenas nos arremessos de média e longa distância. O placar permaneceu baixo até o time da casa marcar uma corrida de 8 a 0 para retomar a liderança, mantida no estouro do relógio: 51 a 48.
No equilíbrio da partida, uma série de erros do Vasco e um Jefferson Sobral (que fechou o jogo com 16 pontos) inspirado do lado sorocabano fizeram a diferença no último período. Primeiro Nezinho perdeu a bola, e Castellon enterrou. Depois Jackson escolheu mal o arremesso, que deu aro. Na sobra, Castellon de novo, desta vez do perímetro, deixou o time da casa com cinco pontos de vantagem. A gordura deu tranquilidade à LSB, que soube segurar as investidas vascaínas, converteu lances livres importantes e venceu o jogo por 74 a 70.