Em acirrada partida entre dois cariocas que lutam por vagas nos playoffs, o Vasco (10º colocado) venceu na noite desta sexta-feira o Botafogo (12º) por 94 a 87, na Arena Carioca 1. Com 25 pontos, o armador David Jackson, do Vasco, foi o cestinha da partida. O jogo foi marcado por muitos acertos da linha de três pontos. Foram 26 no total, 16 deles da equipe vascaína.
O primeiro quarto parecia uma disputa de arremessos de três pontos. Cada um dos times acertou cinco bolas de longa, mas foi o Vasco que teve melhor aproveitamento 83,3% contra 41,7% do Botafogo. Foram os contra-ataques no entanto que fizeram diferença a favor do Vasco, que terminou o período em vantagem de 30 a 21.
A bola de três do Vasco continuou caindo no segundo quarto. Foram seis delas, mas o Botafogo não acertou mais a mão à distância. Ainda assim, o período foi equilibrado, com 22 pontos para cada lada. O clássico foi para o vestiário com o Vasco na frente por 52 a 43.
A vantagem seguiu em nove pontos no terceiro período (17 a 17). Com boa atuação do armador Jamaal Smith, que terminou com 17 pontos, e do pivô Átila, 12 pontos e sete rebotes, o Botafogo chegou a diminuir a diferença para nove pontos, mas não conseguiu segurar o Vasco, que seguiu marcando da linha de três pontos até o fim. Com o resultado, o Botafogo encerrou a sequência de três vitórias, em sua melhor fase no NBB.
O Botafogo volta à Arena Carioca 1 na terça-feira, dia 20, contra o Minas. Já o Vasco terá duas semanas sem partidas e só voltará à quadra em 1º de março, contra o Paulistano, fora de casa.