Começa nesta quarta-feira e vai até domingo a primeira etapa do Circuito Nacional de futebol de areia, com os jogos acontecendo na arena montada na Praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo. Oito equipes estão na disputa pelo título da competição, sendo quatro cariocas, três capixabas e um time do Maranhão.
De acordo com a tabela oficial da competição, a partida de abertura será entre Botafogo e Sampaio Corrêa, no dia 30 de outubro, às 17h, na Arena da Praia de Camburi, em Vitória. Logo depois se enfrentam Vasco e Vila Velha, Fluminense e Rio Branco-ES, e fechando a rodada, jogam Flamengo e Desportiva Ferroviária.
As partidas restantes da primeira fase acontecem nos dias 31 de outubro e 1º de novembro. Os quatro classificados para as semifinais jogam no sábado, dia 2 de novembro, em partidas que reúnem o primeiro colocado do Grupo A contra o segundo colocado do Grupo B e vice-versa. A grande final acontece no dia 3, um domingo, mesma data da decisão de terceiro e quarto lugar.
Vasco
O Vasco tem em seu elenco os jogadores Cesinha; Gil, Jorginho, Daniel Zidane e Betinho, Neneca (goleiro), Luquinha, Bokinha, Mauricinho, Lucão, Alan e Jordan. O técnico é Alex Braga. Jorginho, da Seleção Brasileira é um dos que vão tentar provar no Espírito Santo que o Vasco continua sendo tradicional no futebol de areia, mesmo que a meta real seja a próxima competição.
- Vamos tentar honrar a tradição do Vasco, mas nossa meta aqui é entrosar, dar ritmo ao time para a disputa do Mundialito de Clubes, que acontece no mês que vem no Rio.
Botafogo
O Botafogo conta com Leandro Fanta e Sidnei, Alan Cavalcanti, Philipe (goleiro), Deiwerson (D+), Vini, Gabriel, Bê, Fred, Bernardo Martins, Rodrigo (R9) e Antônio. O técnico é Carlos Drewx. Garantia de segurança embaixo dos paus, o goleiro Leandro Fanta acredita que a estrutura que o Fogão possui pode fazer com que os cariocas 'larguem na frente' nessa disputa.
- O futebol de areia precisa de eventos como este, para que os clubes possam atrair patrocínios e se sustentar, como o Botafogo. Temos um Centro de Treinamento onde treina o ano todo. E isso pode ser uma vantagem no Circuito de Futebol de Areia.
Flamengo
O tradicionalíssimo Flamengo contará com Souza, da Seleção Brasileira, Digo Gama, Casé e o goleiro Willian. Também defenderão o Mengão os jogadores Toinho (goleiro); Giuliano, Jadson, André Portella, Vinícius, Leonardo e Fred. O técnico é Bruno Germano.
Fluminense
O Fluminense tem no plantel Anailton, os irmãos Leandro e Leonardo; além deles estarão em quadra pelo tricolor os atletas Dario, Diego Catarino, Felipe, Luiz Farias, Diego, Tharso, Filipe Silva e Rafael Augusto. O técnico é Fabrício Santos, que deseja que sua equipe tenha uma boa campanha mesmo com o pouco tempo de preparação.
- Tivemos 17 dias de preparação. Nosso time tem bons valores individuais, mas são atletas que ainda não possuem muita experiência em eventos deste nível. Mas vamos lutar para fazermos um bom papel.
Vila Velha
Representante canela-verde na competição, o Vila Velha tem no elenco os jogadores Sonaldo e Dudu (goleiros); Cedri, Leandrão, Ricardo, Matheus, Estevão, Feijão, Jotinha, Nicolas, Maguinho e Rodrigo Cruz.
- Engana-se quem pensa que o Vilavelhense será figurante na disputa. Treinamos muito. Não entramos na disputa de brincadeira. Vamos tentar chegar bem longe - disse Estevão.
Rio Branco
O Brancão participa do Circuito Nacional com Marquinhos e Kleiton (goleiros); Duda, Diogo Malias, Rafinha, Rui, André Bere, Joao Vitor, Dieguinho, Alezyr, Jonathan e Camillo. Técnico: Erich Bomfim. Velho conhecido das areias capixabas, o veterano Duda esbanja vitalidade e segue confiante no título para o Capa Preta.
- Rio Branco vai mesclar experiência com juventude. A competição é forte, mas confio no trabalho que desenvolvemos o ano todo no nosso CT
Desportiva Ferroviária
A Locomotiva Grená entra em quadra com Canal e Wellinton (goleiros); Julio Cogo, Buru, Juninho Mascote, Maguinho, Ralson, Erick, Edilecyr e Diego. Técnico: Raphael Cardoso. Com o craque Buru confirmado no elenco, a expectativa é de grandes conquistas com a camisa grená.
- A Desportiva vai lutar muito, mas nosso time ainda é uma incognita pois tem muitos valores bem jovens. Será uma competição de alto nível. E estamos felizes com a possibilidade deste Circuito vingar no país - disse Buru.
Sampaio Corrêa
Único representante do nordeste no campeonato, o "Bolívia" tem no plantel os atletas Wesley e Gleison (goleiros); Jaudo, Roberto, Jaques, Tê, Eudim, Thiaguinho, datinha, Anderson, Reyder e Serginho. O técnico é Francisco Castelo Branco, que se mostra confiante num bom desempenho em terras capixabas.
- Nós viemos lá do Maranhão em busca do título. Não existe para nós outra opção. Trouxemos um time muito forte e podemos sim, sem desmerecer nossos adversários, sermos considerados um dos principais favoritos.