Organizada de maneira "independente" —apesar de vestirem e representarem o clube— a delegação do Vasco de Beach Soccer está arrecadando uma "vaquinha online" para disputar o Mundial da categoria que acontecerá de 27 a 30 de outubro na Arena CSKA, em Moscou (RUS).
A meta estipulada é de R$ 130 mil e, até o momento, foram doados pouco mais de R$ 20 mil por meio de uma chave PIX (vascobeachsoccer01@gmail.com). O perfil da equipe no Instagram (@vascobeachsoccer) tem prestado contas dos valores recebidos.
O objetivo é utilizar os recursos para custear passagens, hospedagem, alimentação, exames de covid-19, equipamentos, remédios, além da bolsa-atleta para o elenco que, em sua maioria, recusou propostas de clubes europeus com ofertas mais vantajosas para defender o Vasco na competição.
O "Trem Bala da Areia", como é popularmente chamado pela torcida, está no Grupo A do torneio juntamente com Lokomotiv (RUS), Levante (ESP) e Nacional (PAR) e buscará o bicampeonato mundial, já que conquistou seu primeiro título em 2011, ano de estreia da competição.
Pelo Grupo B estão o Spartak Moscou (RUS), Tokyo Verdy (JAP), Dinamo Minsk (BLR) e o Braga (POR), vencedor das edições de 2019 e 2020.
A última vez que o Vasco disputou o Mundial foi em 2015, quando perdeu a final para o Barcelona (ESP) e ficou com o vice.
Além do Cruzmaltino, o Corinthians é o outro único clube brasileiro que detém esse título. Os paulistas venceram em 2013.
O Vasco tem tradição no esporte e possui jogadores que constantemente são convocados para a seleção brasileira da modalidade. Em sua história, além do Mundial, a equipe é tricampeã da Libertadores e brasileira, bicampeã da Copa do Brasil, entre outros títulos.
A delegação treina na praia do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e costuma ser custeada por patrocinadores independentes, sem ajuda financeira da diretoria do clube.
Vasco TV poderá transmitir o Mundial
Ainda não há definição sobre a transmissão do Mundial de Beach Soccer para o Brasil. O SporTV negocia, mas ainda não chegou a um acordo. Paralelamente, a Vasco TV demonstrou interesse e, caso o canal de esportes do Grupo Globo não transmita, há a possibilidade de a mídia vascaína transmitir a competição com o sinal da organização do evento.