“Hoje o Vasco tem goleiro”. Foi com esta frase que o preparador de goleiros Gabriel Vieira ilustrou a atual fase do time de São Januário. No Campeonato Brasileiro, Tiago tem realizado grandes atuações e finalmente se firmou no clube. No entanto, as primeiras partidas dele com a camisa cruzmaltina não foram boas. O segredo para este aumento na qualidade, Gabriel tem na ponta da língua: muito trabalho!
Treinando os arqueiros do Vasco desde o começo do ano, ele lembrou que a chegada de Tiago ao Vasco não foi das melhores. Sensação da Portuguesa na Série B do Brasileirão 2007, ele tinha a fama de goleiro-artilheiro, mas estava abaixo das expectativas.
“Ele chegou aqui apenas com a fama de batedor de faltas”, revela Gabriel Vieira. “Ninguém tinha visto o Tiago jogar ainda. Ele não chegou fora de forma, mas abaixo das nossas expectativas”, disse o treinador, que explicou qual foi a solução para melhorar o desempenho do goleiro.
“Sou viciado em trabalho, louco por treinamentos. Eu sentei para conversar com o Tiago e disse que só poderíamos melhorar se treinássemos muito. Eu trabalhei em cima tanto do lado técnico quanto do psicológico para levá-lo ao seu estado de agora”, revelou.
Outro fator ressaltado por Gabriel foi a polêmica em torno das cobranças de falta. “Antes, ele ainda tinha a preocupação de bater faltas. Hoje, ele está totalmente focado em melhorar sua performance dentro da área. Claro, Tiago é um exímio cobrador de faltas e pênaltis, mas se afastar disso foi muito bom”.
Um time, dois goleiros
Gabriel também não esqueceu de Roberto. Para o treinador, o reserva teve uma grande melhora. “Roberto está aqui há dois anos e não teve muitas oportunidades. Seu grande problema era a baixa auto-estima, mas eu consegui mudar isso. Hoje, posso garantir que no Vasco há dois goleiros fortes, algo difícil de ser ver nos outros times”, garantiu.
Além da moral que a dupla de goleiros vem ganhando no clube, Gabriel Vieira também está com a bola cheia. Nos próximos dias, ele apresentará um novo projeto de formação de goleiros aos membros da nova diretoria cruzmaltina visando a maior integração entre os profissionais e as divisões de base. Debaixo das traves, o Vasco está com tudo!