A Federação Internacional de Futebol (Fifa) decidiu, nesta terça-feira (8), que o governo brasileiro terá um membro permanente no Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014. O representante será o secretário executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes. A decisão ocorreu na primeira reunião conjunta sobre os preparativos para o evento entre a Fifa, o COL e governo brasileiro que teve lugar na sede da federação na Suiça.
As decisões e os encaminhamentos adotados de comum acordo entre a Fifa, o governo brasileiro e o COL ajudarão a superar obstáculos e desafios para realizarmos uma Copa do Mundo a altura da expectativa do Brasil e do mundo, disse o ministro Aldo Rabelo em entrevista coletiva após cinco horas de reunião.
Para usar uma imagem do futebol, é como se até aqui nós vínhamos operando numa mesma direção, mas numa espécie de combinado, reunindo jogadores de diferentes times. O saldo dessa reunião é que agora nós temos uma seleção integrada pelo governo brasileiro, CBF, COL e Fifa, para juntos termos maiores condições de superar os desafios, disse o secretário executivo do ministério, Luis Fernandes.
Fonte: Dci.com.br
*Luís Manoel Fernandes é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, e mestre e doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). É professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de professor credenciado do Instituto Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e além de ser hoje secretário executivo do Ministério dos Esportes, possui o título de GRANDE BENEMÉRITO DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA.
Parabéns, Luis Fernandes! Confiamos no seu trabalho e desejamos sorte em mais esta empreitada.