Com o veto de Tenorio, que continua machucado, qualquer dúvida em torno da escalação de Bernardo para a final foi encerrada. Artilheiro do clube na temporada com sete gols e peça fundamental nos últimos dois jogos do Vasco, o camisa 31 não pareceu surpreso. Pelo contrário, mostrou-se preparado para ser decisivo mais uma vez e disposto a ajudar o Gigante da Colina a conquistar o título da Taça Guanabara.
Autor de um gol e uma assistência na vitória por 3 a 2 na semifinal diante do Fluminense, Bernardo tem sido um dos atletas mais badalados em São Januário. Focado, o apoiador sabe que ainda falta mais um passo para coroar seu atual momento e a volta por cima na Colina um ano após deixar o clube pela porta dos fundos ele entrou com uma ação na Justiça e acabou negociado por empréstimo para o Santos.
Peça importante no esquema do técnico Gaúcho, Bernardo tem noção de sua responsabilidade na final contra o Botafogo e não se esconde. Confiante, ele espera fazer a diferença outra vez.
Tenho personalidade muito forte e gosto de atuar em jogos decisivos. Sempre foi assim. Desde a época em que atuava nas divisões de base. Entrava e marcava gols importantes. É algo meu mesmo e meu pai sempre cobrou muito. Mas isso só tem acontecido por causa do empenho dos meus companheiros. Não jogo bola sozinho. Espero que esse brilho continue contra o Botafogo para que eu possa ajudar o Vasco a ser campeão, afirmou.
Bernardo, superado os problemas da última temporada, reconheceu que tem se sentido à vontade em São Januário e que sua identificação com o Vasco aumentou em 2013.
O Vasco é a minha casa. Eu me sinto bem no clube. Encontrei pessoas carinhosas e que me acolheram. A minha felicidade de viver esse bom momento é ainda maior. Sempre digo que São Januário é o meu parque de diversões, pois é onde gosto de estar e jogar. Onde me sinto bem para fazer o meu melhor, admitiu.