Futebol

Blogueiro comenta vitória de Eurico

O blog deixa um pouco de lado os flagrantes táticos, mapas de calor e campinhos para tratar de uma questão séria, preocupante.

A vitória de Eurico Miranda nas eleições do Vasco é demonstração micro, em um clube de futebol, de que o fascismo está no ar!

Ficou claro no período pré e pós eleições presidenciais. Longe de ser uma visão maniqueísta, mas vermos em 2014 cidadãos, ainda que em minoria, defendendo um golpe militar e deputados e senadores que publicamente defendem o preconceito com os "diferentes" sendo eleitos com votações significativas é algo perturbador.

Reforça uma tendência histórica, não só no país, de resgate de pensamentos conservadores quando as gestões mais democráticas falham. Desde a República de Weimar que abriu espaço para o Nazismo na Alemanha, passando pelo Brasil que abrigou a Semana de Arte Moderna de 1922 e depois passou pela Ação Integralista e terminou com o Estado Novo de Getúlio. Sem contar a habitual vitória dos republicanos nos EUA sempre que os democratas não vão bem e a ultradireita fortalecida em outras nações importantes no planeta.

Alternância de poder baseada em ideais de manutenção da TFP - Tradição, Família e Propriedade. Mais ou menos como os vascaínos que foram às urnas.

Decepcionados com a gestão Dinamite, buscam em Eurico o resgate da era vitoriosa, com times fortes e títulos. Também força nos bastidores, peitando rivais e emissoras de TV - esquecendo que também são parceiros comerciais.

É bom lembrar que no final da administração anterior do próximo mandatário o clube já estava afundado em dívidas, sem credibilidade no mercado e lutando para não cair no Brasileiro. Os eleitores vascaínos podem até querer voltar aos anos 1990, mas o país e o mundo mudaram bastante.

Toda truculência e desrespeito à liberdade, inclusive da imprensa, será noticiada. Até porque agora quase todo mundo tem um celular com câmera para registrar. Tudo isso apenas vai denegrir a imagem de um clube de linda história, respeitando as diferenças. Bem distante dos ideais e das práticas do próximo presidente.

Deixo aqui os pêsames a todos os vascaínos, que apoiam ou não a volta de um passado que devia estar enterrado. O futuro não parece promissor.

Fonte: Blog Olhar Tático - ESPN.com.br
  • Sábado, 09/11/2024 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Fortaleza Fortaleza 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
  • Quinta-feira, 21/11/2024 às 20h00
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 24/11/2024
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A Neo Química Arena
  • Domingo, 01/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-GO Atlético-GO
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 04/12/2024
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 08/12/2024
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A Arena Pantanal
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 23 (39,66%)
Empates 17 (29,31%)
Derrotas 18 (31,03%)
Total 58
Gols
Marcados 75 (50,00%)
Sofrido 75 (50,00%)
Total 150
Saldo 0
Cartões
Amarelos 147 (91,88%)
Vermelhos 13 (8,13%)
Total 160