Contratado sem estardalhaço para suprir a ausência do ídolo Martín Silva nas convocações para a seleção do Uruguai, o goleiro Fernando Miguel virou o improvável herói da quase garantida permanência do Vasco na Série A do Brasileiro. A defesa aos 42 do segundo tempo em cabeçada de Rodrigo Caio, do São Paulo, foi crucial para que o time praticamente eliminasse o risco de queda. Àquela altura da partida, o placar era de 1 a 0 para a equipe de São Januário, traumatizada por vir de dois jogos levando gol nos últimos minutos contra Grêmio e Atlético-PR , que resultaram na perda de três preciosos pontos.
Agora, o mais provável é que Fernando Miguel siga como titular no jogo de domingo contra o Palmeiras, às 17h, novamente em São Januário, apesar de Martín Silva já estar à disposição. Também pesa contra o uruguaio o fato de ter falhado de forma incrível contra o Grêmio e de não atravessar um bom momento.
UM JOGO INESQUECÍVEL
Ao fim da partida diante do São Paulo, Fernando Miguel não escondia a alegria pela ótima atuação e disse ter vivido um jogo inesquecível. "A grandeza do Martín Silva ninguém vai tirar e mudar. Mas busco meu espaço. Meu papel é me dedicar todos os dias e respeitar as decisões que forem tomadas, dentro e fora de campo. Meu respeito independe de ser titular ou reserva", afirmou o herói da noite.
Os companheiros de time não querem dividir com o técnico Alberto Valentim a responsabilidade da escolha. Ao ser questionado se escolheria Martín Silva ou Fernando Miguel, o lateral Yago Pikachu brincou: "Deixa com o Valentim. Ele ganha bem para isso".
De acordo com o matemático Tristão Garcia, com 42 pontos, o Vasco tem agora só 4% de risco de queda à Série B.