O Vasco foi o único grande clube a não se classificar para as semifinais da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Já na Taça Rio, segundo turno, iniciou sua caminhada perdendo de 3 a 1 para o Macaé. Os tropeços fazem com que boa parte da imprensa considere o cruzmaltino a quarta força do futebol do Rio de Janeiro na atualidade. Essa opinião, porém, não é compartilhada pelo técnico Joel Santana e nem pelos jogadores do Botafogo, que esperam muitas dificuldades no encontro entre as duas equipes, neste domingo, às 18h30(de Brasília), no Engenhão, pela quarta rodada da Taça Rio.
\"O Vasco é um adversário que vem subindo muito de produção nos últimos jogos e que com certeza está indo no caminho certo. Eles passam por um momento de ascensão e por isso mesmo é um adversário muito complicado de se enfrentar. Ainda mais por que tem todo o componente da rivalidade e o fato de o elenco deles ter jogadores que estão vivendo uma grande fase\", disse Joel Santana.
O treinador, porém, entende que o Botafogo tem condições de se impor. \"Acredito muito que o Botafogo tem condições de ir a campo, se impor e obter uma importante vitória. O resultado positivo neste clássico é muito importante, pois nos deixará em ótimas condições na tabela de classificação. Não falo nem pelo fato de nos manter na liderança, mas sim pela pontuação que vamos alcançar\", disse Joel Santana, que afirmou que o Botafogo, líder do Grupo B da Taça Rio com nove pontos, já alcançou metade da pontuação necessária para alcançar às semifinais.
Para o lateral direito Lucas, o Botafogo realmente não vai enfrentar o Vasco no momento mais adequado. \"Com toda a certeza esse não é o melhor momento para enfrentar o Vasco, pois o nosso adversário está vindo de duas vitórias importantes e começou a pegar embalo dentro da competição. Eles sabem que seria muito importante vencer um clássico para pegar ainda mais afirmação. Mas o Botafogo também tem as suas metas na atual temporada e queremos a classificação para as semifinais o mais rapidamente possível\", disse Lucas.
Em relação ao time que vai a campo, Joel Santana ainda não deu uma definição. O treinador tem duas dúvidas. A primeira é na lateral esquerda, pois Márcio Azevedo não vem conseguindo render o esperado e está seriamente ameaçado de ser barrado. O volante Somália, que jogou várias vezes no setor, e o jovem Guilherme, revelado nas categorias de base do clube, foram testados no treino e podem aparecer na posição. O outro ponto de interrogação está no meio de campo. Liberado pelo departamento médico, o volante Marcelo Mattos, afastado desde a Taça Guanabara por conta de uma inflamação na sola do pé direito, já está à disposição. Joel, porém, não sabe se lança o atleta como titular ou se deixa o capitão iniciar o duelo no banco de reservas, uma vez que dificilmente vai aguentar permanecer em campo por 90 minutos. O zagueiro Antônio Carlos, ainda com dores na panturrilha esquerda, dificilmente será liberado para atuar. Nesta quinta-feira o elenco do Glorioso vai trabalhar em tempo integral.
Fora de campo, a diretoria desmentiu que o clube esteja negociando com o veterano atacante português Nuno Gomes, atualmente no Benfica. A imprensa portuguesa publicou que General Severiano poderia se tornar o possível destino do atleta, que revelou o desejo de encerrar carreira no Brasil e também estaria nos planos do Palmeiras e do Santos. Os dirigentes botafoguenses consideram que o elenco para a disputa do Campeonato Estadual está fechado e que novos investimentos só serão feitos para o Brasileirão, com a prioridade sendo um jogador de expressão para o meio-campo, a fim de ajudar Maicosuel na criação. O nome que interessa é o de Diego, ex-Santos e atualmente no Wolfsburg, da Alemanha.