É uma rodada atípica. A 25ª série de partidas do Brasileirão já começou na semana passada, com jogo antecipado entre Criciúma e Atlético-MG (empate por 1 a 1). O complemento, também excepcionalmente, começa nesta terça-feira, com o jogo entre os dois últimos colocados do Brasileirão, Ponte Preta e Náutico, já que a Macaca volta a jogar na quinta, para recuperar partida atrasada contra o Galo. A quarta-feira será marcada por clássicos regionais e duelos entre concorrentes diretos.
Destaque para o jogão entre Grêmio e Atlético-PR na Arena. O encontro é determinante na briga pela vice-liderança - e, quem sabe, por uma eventual caça ao Cruzeiro, cada vez mais líder. Fluminense e Botafogo fazem jogo muito importante no Maracanã, entre uma equipe em queda e outra em ascensão. Na Vila Belmiro, o Santos, ainda esperançoso de Libertadores, recebe o São Paulo, que não consegue se livrar das ameaças de queda.
Enquanto isso, o Cruzeiro tem chance de abrir ainda mais a distância latifundiária que o separa dos concorrentes. Já são 11 pontos de vantagem sobre o Grêmio, que pulou para o segundo lugar no fim de semana. A Raposa recebe a Portuguesa.
PONTE PRETA x NÁUTICO
TERÇA, 19H30M - MOISÉS LUCARELLI
A maluquice do Campeonato Brasileiro é notória. Pois vejamos: o jogo desta terça-feira reúne os dois piores times da competição. E ambos vão a campo depois de vitórias sobre equipes que já foram líderes da disputa. O Náutico, lanterna, fez 3 a 0 no Coritiba na última rodada, ao passo que a Ponte Preta, penúltima, aplicou 1 a 0 no Botafogo no Maracanã. Oito pontos separam as duas equipes, que se permitem sonhar com a fuga do rebaixamento, mesmo que a missão seja muito complicada - ou beire o impossível, no caso do Timbu. O jogo será na terça-feira, um dia incomum para a Série A, porque a Macaca já volta a campo 48 horas depois, na quinta, para enfrentar o Atlético-MG. Para aproveitar o embalo (ganhou sete pontos nos últimos 12 disputados), o clube campineiro faz nova promoção de ingressos, com entradas a R$ 2,00. No Náutico, o goleiro Ricardo Berna está recuperado de lesão e volta a ser opção. O ataque pode ter nova formação, com Olivera ao lado de Maikon Leite.
Cartola FC: voltando de suspensão, a bola da vez na Ponte é William. O artilheiro da Macaca, com 11 gols no Brasileiro, é também o jogador que mais finaliza no time. Além disso, é o segundo atleta que mais sofre faltas. O centroavante custa C$14,47 e tem média de 4,55 pontos no campeonato. No Náutico, vale apostar em Maikon Leite, em boa fase após marcar dois gols. O atacante costuma cobrar faltas laterais e escanteios, o que pode lhe render assistências. Há o risco, porém, de se perder algumas cartoletas com o jogador, já que ele chega muito valorizado na rodada, após subir C$4,00, custando agora C$13,73.
Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Luis e Renato Leal.
Arbitragem: Antônio Denival de Morais (PR), com Luis Claudio Rodrigues da Costa (AM) e Marcos Santos Vieira (AM).
Você sabia que... as duas equipes marcaram o mesmo número de gols nos duelos entre elas pelo Brasileirão? Foram oito para cada lado, em seis jogos, com três vitórias da Ponte, duas do Náutico e um empate.
GRÊMIO x ATLÉTICO-PR
QUARTA, 19H30M - ARENA
Jogão entre duas equipes que brigam pela vice-liderança e, consequentemente, pelo direito de sonhar com uma perseguição ao Cruzeiro. É curioso observar como nem é preciso fazer uma campanha excepcional para seguir entre os primeiros colocados - ou até subir na tabela. Nos últimos cinco jogos, Grêmio e Atlético-PR fizeram oito pontos cada. E seguiram confortáveis dentro do G-4. No caso do Tricolor, a situação até melhorou, com a ultrapassagem sobre o Botafogo e a conquista do segundo posto na tabela. Gaúchos e paranaenses estão oito e sete pontos, respectivamente, à frente do primeiro clube sem vaga na Libertadores. A classificação é cada dia mais viva para eles. Aí reside a importância do duelo na Arena. O vencedor dará um passo ainda maior. Também é interessante observar que as duas equipes podem se enfrentar pela Copa do Brasil nas semifinais. Estão do mesmo lado da tabela e buscaram empates fora de casa no primeiro jogo das quartas de final - o Grêmio contra o Corinthians, o Atlético diante do Inter. No Tricolor, Renato segue apegado ao esquema com meio-campo reforçado, de marcação firme, e sem Elano e Zé Roberto. Deu certo mais uma vez na última rodada, com vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo no Morumbi. No Furacão, a meta é se recuperar da derrota de 5 a 3 para o Vitória em casa.
Cartola FC: Kleber normalmente consegue boas atuações na Arena e pode render boa pontuação não só marcando gols (tem cinco no Brasileiro), mas também pelas faltas sofridas. É o recordista do campeonato, com 99 infrações assinaladas a seu favor, média de 4,5 por partida. Quem quiser contar com ele precisa desembolsar C$11,75. No Furacão, uma aposta econômica e que pode render pontos e cartoletas é o lateral-direito Léo. Ele custa apenas C$3,91. Em média, sofre 1,6 falta por partida, já marcou dois gols, além de ter dado uma assistência no campeonato. Além disso, tem bom desempenho defensivo, com 27 roubadas de bola, o terceiro melhor da equipe neste quesito.
Na TV: Premiere FC, com Ramiro Ruschel e Mário Marcos.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), com Rogério Pablos Zanardo (SP) e Carlos Augusto Nogueira Junior (SP).
Você sabia que... o Grêmio pode chegar a dez jogos seguidos sem perder para o Atlético-PR no Brasileirão? Nos últimos nove encontros, foram cinco vitórias tricolores e quatro empates.
CRUZEIRO x PORTUGUESA
QUARTA, 19H30M - MINEIRÃO
Toda a pinta de que será um dos melhores jogos da rodada. Contabilizadas as últimas cinco rodadas, são as duas equipes de melhor campanha. A presença do grande líder do Brasileirão já seria motivo suficiente para criar a expectativa de bola bem tratada, mas alia-se a isso o ótimo momento da Portuguesa, que galopa para longe da zona de rebaixamento. A goleada de 4 a 0 sobre o Corinthians não foi ocasional. O time vinha jogando bem já nas rodadas anteriores. Mas, claro, não no mesmo nível do Cruzeiro. É assombrosa a campanha dos mineiros. Nos últimos dez jogos, foram nove vitórias e um empate. Nada mais justo do que abrir 11 pontos de vantagem na liderança e deixar muito bem encaminhada a conquista do título nacional - as chances de título são de 94%. No retorno a Belo Horizonte depois da vitória sobre o Inter, os atletas foram recebidos com festa pela torcida. O clube prevê Mineirão lotado no duelo desta quarta-feira.
Cartola FC: o lateral-esquerdo Egídio pode ser uma boa aposta. Custando C$17,39, ele é responsável por boa parte das bolas paradas do Cruzeiro, podendo conseguir assistências, já que a equipe é forte no jogo aéreo. Ele já serviu os companheiros quatro vezes para gols. Além disso, é o segundo jogador com mais roubadas de bola na competição. Ainda pode se beneficiar com mais cinco pontos caso a Raposa não sofra gols do adversário. Na Lusa, uma aposta de alto risco é o goleiro Lauro. Custando C$8,89, ele deve ter bastante trabalho diante do ataque do Cruzeiro, que costuma finalizar bastante. Lauro tem média de 4,01 pontos por partida.
Na TV: SporTV (menos MG) e Premiere FC, com Luiz Carlos Jùnior e Lédio Carmona.
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS), com Kléber Lúcio Gil (SC) e Luis Carlos Câmara Bezerra (RN).
Você sabia que... o Cruzeiro jamais perdeu para a Portuguesa em Minas Gerais pelo Brasileiro? Foram 15 partidas, com 11 vitórias mineiras e quatro empates.
FLUMINENSE x BOTAFOGO
QUARTA, 21H - MARACANÃ
Os vetores de Fluminense e Botafogo vêm apontando para direções opostas na tabela: o tricolor para cima, o alvinegro para baixo. A inversão de perspectiva das duas equipes torna o clássico desta quarta-feira ainda mais interessante. Em bom momento, o Fluminense se permite sonhar com uma vaga na Libertadores, justamente aquilo que começa a preocupar o Botafogo, abalado por três derrotas consecutivas no campeonato. A distância entre as duas equipes, porém, ainda é considerável: nove pontos. O Botafogo precisa vencer para não entrar na velha paranoia de ver tudo ir por água abaixo na reta final. O título, antes tão vivo, começa a parecer utopia - nas últimas três rodadas, a distância para o Cruzeiro aumentou em sete pontos. É um momento de questionamento interno, especialmente graças à queda de rendimento de atletas como Seedorf e Lodeiro. No Flu, acontece o contrário. Já são sete partidas sem derrotas. Na 20ª rodada, a equipe estava em 16º, e agora já pulou para o oitavo posto. O time parece ter se encaixado na proposta de Vanderlei Luxemburgo, mas ainda precisa parar de sair atrás no placar, como vem acontecendo sistematicamente.
Cartola FC: o lateral Carlinhos se desvalorizou na última rodada. Custando C$12,01, o jogador já marcou três gols no campeonato, todos de cabeça, sendo que uma das deficiências do Botafogo é exatamente a marcação do jogo aéreo. Além disso, Carlinhos é o recordista de roubadas de bola no Flu, o que pode render ainda mais pontos aos cartoleiros. Jefferson é uma boa aposta no Botafogo. Ele custa C$15,24 e enfrenta um time que finaliza bastante.
Na TV: Premiere FC, com Eduardo Moreno e Edinho.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (PE), com Alessandro Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).
Você sabia que... este é o quarto duelo entre as equipes em 2013? E o Fluminense não venceu. Foram duas vitórias do Botafogo (1 a 0 na final da Taça Rio e outro 1 a 0 pelo Brasileirão) e um empate (1 a 1 pelo Carioca).
VITÓRIA x GOIÁS
QUARTA, 21H - FONTE NOVA
Não chamar a atenção talvez seja o que melhor pode acontecer com o Vitória na bela recuperação do time baiano no Campeonato Brasileiro. Se poucos percebem que o Rubro-Negro não perde há seis rodadas, melhor para ele, que mantém sua caminhada firme - para longe da zona de rebaixamento e para mais perto do bloco de cima da tabela. Cabe observar que o G-4 já está mais próximo do que o Z-4 em pontos e em posições. O triunfo de 5 a 3 sobre o Atlético-PR na última rodada mostrou bem o momento vivido pelo Leão. Ninguém mais venceu o Furacão na casa dele. Assim, nada mais natural do que o Vitória ir com tudo em busca de mais um sucesso. O porém é que o elenco se viu envolvido com uma acusação de estupro contra quatro atletas que viajaram a Curitiba. Resta saber se a situação terá algum impacto em campo. O Goiás, que nada tem a ver com a história, precisa se recuperar da derrota em casa para o Fluminense. O time esmeraldino, quando parece mais pronto para arrancar rumo às primeiras colocações, decepciona. Walter, destaque da equipe, poupado, não joga na Fonte Nova. Hugo, Renan Oliveira e Vítor, por outro lado, podem voltar.
Cartola FC: vice-artilheiro do Vitória no Brasileirão, com sete gols, as fichas estão em Dinei (C$10,42), que voltou a marcar diante do Atlético-PR. É o jogador que mais sofre faltas no Leão e, desta forma, pode garantir ainda mais pontos para os cartoleiros. No Goiás, com a ausência de Walter, quem recebe uma oportunidade é Júnior Viçosa, que custa apenas C$3,86. Ele pode se aproveitar das voltas de Hugo e Renan Oliveira para receber cruzamentos na área e marcar gols.
Na TV: Premiere FC, com Pedro Canísio e Jorge Allan.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Neuza Inês Back (SC).
Você sabia que... o Vitória tem enorme equilíbrio entre defesa e ataque? É o único time do Brasileirão com saldo zerado: 34 gols feitos e 34 sofridos.
CORINTHIANS x BAHIA
QUARTA, 21H50M - Romildo Ferreira
O Corinthians leva toda sua crise a Mogi Mirim nesta quarta-feira. Tite foi mantido no cargo depois da goleada de 4 a 0 para a Portuguesa, mas o momento é um barril de pólvora para o clube alvinegro. São sete jogos sem vencer no Brasileirão - e mais um na Copa do Brasil. Antes candidato ao título, o Timão precisa lidar com uma realidade inesperada: a de ver a zona de rebaixamento mais próxima do que o G-4. Gil e Paulo André, suspensos, estão fora da partida, e Tite repensa a equipe para tentar amenizar a crise. A situação do Corinthians é inversa à do Bahia, que não perde há cinco jogos e já ultrapassou o oponente desta quarta-feira na tabela. E o mais importante: abriu sete pontos de distância para o Z-4, para onde parecia mergulhar no final do primeiro turno. O desgaste pode ser um problema para os tricolores, em meio a duas competições. Foi visível o cansaço da equipe no empate por 0 a 0 com o Vasco na última rodada, depois de voltar da Colômbia, onde jogou pela Sul-Americana.
Cartola FC: Apesar da péssima fase e da goleada sofrida para a Portuguesa na última rodada, a defesa do Corinthians ainda é a melhor do Brasileirão. Com as ausências de Gil e Paulo André, pode ser a chance de apostar em um reserva. Cléber custa C$14,61 e tem um excelente desempenho: média de 5,78 pontos, além de 14 roubadas de bola e apenas cinco faltas cometidas em cinco partidas disputadas. No Bahia, o artilheiro Fernandão pode ser uma boa aposta. Ele custa C$12,77 e tem a melhor média de pontuação entre os jogadores do Tricolor: 5,04. Além dos dez gols marcados, é o quarto atleta que mais finaliza no Brasileirão.
Na TV: TV Globo (para BA e Santos-SP), com Thiago Mastroianni, Darino Sena e Rodrigo Cintra, e Premiere FC, com Jorge Vinícius e Belletti.
Arbitragem: André Luiz de Freitas Castro (GO), com Rodrigo Pereira Jóia (RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES).
Você sabia que... o Corinthians é a equipe que mais empatou no Brasileirão-2013? São dez igualdades, junto com Inter e Coritiba.
CORITIBA x FLAMENGO
QUINTA, 21H50M - COUTO PEREIRA
É assustadora a queda do Coritiba na tabela. Para um time que deu sinais de que brigaria pelo título, é doloroso ocupar o 14º lugar, apenas seis pontos à frente da zona de rebaixamento. O excesso de lesões maltrata o elenco alviverde, e nem Alex consegue salvar a equipe, que escancarou sua fragilidade ao levar 3 a 0 do lanterna Náutico na última rodada. Já são cinco jogos sem vitórias para a equipe do Paraná, que agora tem Péricles Chamusca como técnico. Ele foi apresentado nesta segunda-feira e estreia com o reforço do goleiro Vanderlei e do zagueiro Luccas Claro, mas sem Gil, Bottinelli e Escudero, todos suspensos. No Flamengo, é preciso combater a sina de péssimos resultados, incluindo goleadas, em solo curitibano. Mas o time vai a campo um pouco mais animado depois da vitória de 4 a 1 sobre o Criciúma, que serviu para dar sustentação ao trabalho de Jayme de Almeida no comando da equipe. São cinco pontos de distância para o Z-4. O momento já foi pior. Felipe, suspenso, e Samir, lesionado, serão substituídos por Paulo Victor e Chicão, respectivamente.
Cartola FC: com média baixa de pontuação, Bill pode ser uma aposta arriscada no Coritiba, porém muito barata (C$1,98). Com Alex em campo municiando o ataque, pode ser o momento de o centroavante vencer a seca e voltar a balançar as redes, algo que só aconteceu uma vez neste campeonato, contra a Portuguesa, na 14ª rodada. No Flamengo, o goleiro Paulo Victor terá mais uma chance de ser titular. Ele custa apenas C$4,09 e deve ter bastante trabalho com o ataque do Coritiba em partida fora de casa.
Na TV: TV Globo (para RJ, ES, PE - menos Caruaru -, PB, RN, PI, MA, Região Norte - menos TO -, Ponta Grossa-PR, Foz do Iguaçu-PR, Cascavel-PR, MG - menos Uberlândia-MG e Ituiutaba-MG), com Luis Roberto, Júnior e Arnaldo Cezar Coelho, e Premiere FC, com Felipe Lestar e Lucas Rocha.
Arbitragem: Paulo César de Oliveira (SP), com Cristhian Passos Sorence (GO) e José Javel Silveira (RS).
Você sabia que... o Flamengo costuma se dar muito mal em Curitiba? Pelo Brasileirão, foram 45 partidas lá, com 29 derrotas, oito vitórias e oito empates.
SANTOS x SÃO PAULO
QUARTA, 21H50M - VILA BELMIRO
O clássico na Vila Belmiro reúne duas equipes necessitadas de recuperação. Ambas estão há duas rodadas sem vencer, o que resultou em um distanciamento do Santos para o G-4 e de uma reaproximação do São Paulo ao Z-4. Será o terceiro encontro entre as duas equipes no ano, e o retrospecto mostra que a temporada do Peixe, mesmo longe de ser brilhante, é melhor do que a do Tricolor. Foram duas vitórias do clube praiano, por 3 a 1 no Paulista e por 2 a 0 no primeiro turno do Brasileiro. No primeiro, o treinador vitorioso foi Muricy Ramalho, que agora está justamente no São Paulo. Depois de três triunfos seguidos ao assumir o comando do time tricolor, o técnico teve que lidar com duas derrotas. Se perder, o clube do Morumbi pode voltar para a zona de rebaixamento, o que mostra a importância do clássico. O Santos, oito pontos atrás da zona de classificação para a Libertadores, ainda se permite sonhar, mesmo que a tarefa seja dura. Montillo, Alan Santos e Gabriel são desfalques no Peixe, enquanto o São Paulo terá que escalar zaga reserva, já que ficou sem Rafael Toloi, lesionado, e Antônio Carlos, suspenso.
Cartola FC: ex-jogador do São Paulo, Cícero pode se aproveitar do conhecimento do rival para conseguir deixar sua marca. Ele é o artilheiro da equipe no campeonato, com sete gols, e custa C$14,59. Além de finalizar bastante, é o jogador que mais sofreu faltas entre os santistas e já conseguiu 17 roubadas de bola na competição. Pelo São Paulo, Ganso fará um duelo particular contra seu ex-clube justamente quando vive um bom momento. O meia custa C$12,18 e tem alto número de roubadas de bola (26) para um jogador de sua posição, além de ser o atleta que mais sofre faltas na equipe.
Na TV: TV Globo (para Região Sul - menos Ponta Grossa-PR, Foz do Iguaçu-PR e Cascavel-PR -, SP - menos Santos -, Uberlândia-MG, Ituiutaba-MG, Centro-Oeste, TO, CE e Caruaru-PE), com Cleber Machado, Walter Casagrande, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Odinei Ribeiro e Luiz Ademar.
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP).
Você sabia que... o São Paulo tem vantagem histórica sobre o Santos? Contando todas as competições e amistosos, ocorreram 274 partidas entre os dois clubes, com 116 vitórias tricolores, 94 triunfos santistas e 64 empates.
VASCO x INTER
QUINTA, 21H - MOACYRZÃO
Dois times de campanhas decepcionantes, ressalvadas as diferentes expectativas que cada um gerava, se enfrentam em Macaé no único jogo da 25ª rodada na quinta-feira. É mais uma partida entre um time que luta contra o rebaixamento e outro que tenta se manter próximo do G-4. A situação do Vasco é de meter medo. São seis rodadas sem vencer, com dois empates e quatro derrotas - e consequente entrada na zona de rebaixamento. Por outro lado, o desempenho no empate por 0 a 0 com o Bahia, na última rodada, foi mais animador. Mostrou que é possível se salvar. Para isso, claro, é preciso vencer o Inter, time bipolar, do qual nunca se sabe o que esperar. Com elenco, especialmente no setor ofensivo, para brigar pelo título, o Colorado coleciona tropeços na competição. São três derrotas seguidas no Brasileirão: para Bahia, Portuguesa e Cruzeiro. Segue a pressão sobre Dunga. Uma dúvida é se Forlán e Leandro Damião, reservas na última rodada, começarão a partida - Scocco está fora, lesionado.
Cartola FC: a defesa do Colorado anda em baixa, então é o momento de apostar no ataque vascaíno. Marlone custa apenas C$3,17 e tem uma média razoável de pontuação (3,62).
No Inter, sempre vale a pena escalar D'Alessandro. Apesar da má fase da equipe, o argentino tem mantido um bom desempenho de atuações. O meia é um investimento caro, custa C$17,99, mas normalmente dá retorno: ele tem média de 6,29 pontos no campeonato, graças a seu alto número de finalizações, que já resultaram em sete gols, além de sofrer média de 3,6 faltas por partida.
Na TV: SporTV (menos RJ) e Premiere FC, com Júlio Oliveira e Roger Flores.
Arbitragem: Luiz Flávio de Oliveira (SP), com Bruno Boschilia (PR) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que... o Vasco sofre tantos gols quanto o lanterna no campeonato? Já foram 40, mesmo número do Náutico. Só o Criciúma, com 43, foi mais vazado.