A quantidade de rodadas que restam no Brasileirão (12) é compatível com a vantagem que o Cruzeiro abriu na liderança do campeonato (11 pontos). Mais do que por uma questão numérica, é pelo desempenho da Raposa que fica a sensação de que os mineiros fazem uma contagem regressiva para o título. Mas a taça ainda não é certeza, e esta quarta-feira é importante justamente por isso. Líder e vice enfrentam equipes que lutam contra o rebaixamento, mas a tarefa do Cruzeiro parece mais difícil. A turma comandada por Marcelo Oliveira recebe o São Paulo, naquele que pode ser o melhor dos dez jogos - enquanto o Grêmio é visitado pelo Criciúma.A rodada ainda tem dois clássicos regionais importantes. O Bahia tenta bater o Vitória pela primeira vez no ano. E Vasco e Fluminense duelam em Florianópolis - um guerreando contra o rebaixamento, o outro tentando se afastar de vez dele e, quem sabe, brigar pela Libertadores.
GRÊMIO x CRICIÚMA
QUARTA, 19H30M - ARENA
É engraçado como alguns números são mentirosos. Grêmio e Criciúma têm ataques idênticos (32 gols) em produção neste Campeonato Brasileiro. E só. Em todo o resto, fica escancarado aquilo que diferencia a excelente campanha tricolor da caminhada trôpega do Tigre. Os gaúchos consolidam cada vez mais sua trajetória, calçada em um time equilibrado, muito firme na defesa e oportunista na frente - a vitória de 1 a 0 sobre o Botafogo, na última rodada, foi um resumo disso. O Grêmio não perde há cinco partidas e tem três vitórias seguidas. Detalhe: todas por 1 a 0. Já o Criciúma soma oito partidas consecutivas sem ganhar. Começa a se afundar na zona de rebaixamento. A distância para o primeiro fora do Z-4 já é de quatro pontos - ou seja, irrecuperável em apenas uma rodada. A chegada do técnico Argel não conseguiu dar os resultados que o time busca, mas ao menos rendeu um empate animador com o Goiás, fora de casa, na última rodada. No jogo da Arena, Renato Portaluppi não terá o zagueiro Bressan, o lateral-esquerdo Alex Telles, o volante Ramiro e o atacante Kleber, todos suspensos, além do meia Riveros e do atacante Vargas, convocados para as seleções de Paraguai e Chile, respectivamente. O Tigre atuará sem o zagueiro Leonardo e o lateral-esquerdo Tony.
Cartola FC: a postura defensiva do time gaúcho dificilmente permitirá que o Tigre marque gols. Por isso, uma boa dica é Rhodolfo, um dos líderes da zaga e que custa um preço razoável: C$ 12.28. Se quiser uma aposta arriscada pelo lado dos catarinenses, escale o goleiro Galatto, que tem média 5.43, 13 defesas difíceis em seis jogos e preço reduzido (C$ 3.34). Vale lembrar que o Grêmio marcou apenas quatro gols nas últimas seis rodadas.
Na TV: SporTV (para o PR) e Premiere FC, com Luis Alano e Batista.
Arbitragem: Elmo Alves Resende Cunha (GO), com Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).
Você sabia que... o Criciúma já venceu o Grêmio em Porto Alegre pelo Brasileirão? Foi em 2003, por 2 a 0. Mas foi a única vez. Nas outras quatro partidas na capital gaúcha pela principal competição nacional, ocorreram quatro vitórias tricolores.
CORITIBA x SANTOS
QUARTA, 19H30M - COUTO PEREIRA
Eis que o Coritiba, antes esperançoso de título, virou sério candidato ao rebaixamento. A queda assustadora do Coxa, com total desestruturação do time e fracassos sucessivos, torna o jogo contra o Santos absolutamente fundamental para os paranaenses em diferentes aspectos: pela tabela e pela paz mental de um elenco que precisa se recuperar. A derrota para o rival Atlético-PR, de virada, complicou de vez a vida dos alviverdes, agora apenas dois pontos à frente da zona de descenso. São sete jogos sem vencer e três derrotas consecutivas. Os possíveis retornos de Alex, Willian e Júnior Urso são a esperança de um rendimento melhor para a equipe de Péricles Chamusca. Do outro lado, está o Peixe, ferido pela derrota para a Portuguesa, que o impediu de se aproximar um pouco mais do G-4. Nos últimos cinco jogos, a equipe praiana teve duas vitórias, duas derrotas e um empate, em um sinal de como vem sendo instável sua caminhada no campeonato. Sete pontos separam o Santos da zona de classificação para a Libertadores. O desempenho fora de casa preocupa: nos últimos cinco jogos, foram quatro derrotas e um empate. Aranha e Alison voltam ao time no Paraná, mas Montillo segue fora. Emerson entra no lugar de Mena, suspenso e convocado para defender a seleção chilena. Everton Costa, ex-Coxa, é novidade no ataque, agora composto por três homens - Willian José e Thiago Ribeiro são os outros.
Cartola FC: Victor Ferraz é uma boa sugestão para a lateral. Ele custa C$ 13.51, mas compensa com roubadas de bola e um bom número de assistências (cinco). No Santos, o também lateral Emerson vale o risco, pois custa apenas C$ 3.39 e tem média alta (5.88).
Na TV: SporTV (menos PR) e Premiere FC, com Milton Leite e Müller.
Arbitragem: Alicio Pena Junior (MG), com Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Marrubson Melo Freitas (DF).
Você sabia que... empates são raros nos jogos entre as duas equipes na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro? Foram 15 partidas, com nove vitórias do Santos, quatro do Coritiba e apenas dois empates.
BAHIA x VITÓRIA
QUARTA, 21H - FONTE NOVA
Bahia e Vitória passaram boa parte do campeonato oscilando entre as cercanias do G-4 e a vizinhança com o Z-4, como se não soubessem a que parte da tabela pertencer. Agora, chegam a novo clássico separados por apenas quatro pontos, mas que representam uma discrepância de oito colocações na tabela - rubro-negros em sexto, tricolores em 14º. O jogo é muito importante para esclarecer qual a real briga das duas equipes na competição. E ainda carrega as lembranças dos encontros do primeiros semestre, quando o Vitória massacrou o Bahia e jogou o adversário em forte crise - que acabou sendo contornada no Brasileirão. As duas equipes buscam recuperação dos resultados ruins que tiveram na última rodada - empate em casa do Bahia contra a Ponte Preta e derrota do Vitória para o São Paulo fora de casa. O Leão, seis pontos distante do G-4, precisa superar problemas na escalação para se aproximar um pouco mais do bloco de cima. Ney Franco segue sem Maxi Biancucchi, em recuperação de lesão, e não terá Ayrton e Escudero, suspensos. No Bahia, destaque para o volante Feijão, que apimentou ainda mais o clássico ao declarar que sente nojo do clube adversário.
Cartola FC: já que o artilheiro Fernandão deve estar bem marcado pelo rival, talvez seja uma boa colocar Marquinhos Gabriel no time. Ele é barato (C$ 9.37) e participa muito dos ataques da equipe, já tendo feito três gols e dado duas assistências. Pelo Vitória, dá para confiar no lateral Juan, que vive boa fase (média de 4.58), tem sido efetivo no ataque - marcou dois gols e deu duas assistências - e custa somente C$ 9.73.
Na TV: Premiere FC, com Thiago Mastroianni e Darino Sena.
Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), com Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Fabio Pereira (TO).
Você sabia que... o Bahia ainda não venceu o Vitória em 2013? Até agora, foram cinco clássicos, com três triunfos rubro-negros seguidos de dois empates.
PONTE PRETA x ATLÉTICO-MG
QUARTA, 21H - MOISÉS LUCARELLI
Jogo entre um time desesperado por pontos e outro que mal precisa deles. A Ponte Preta segue sua luta contra o rebaixamento em um duelo complicadíssimo: contra um time muito qualificado e quase totalmente livre de pressões - fruto da certeza da vaga na Libertadores de 2014. Depois de ensaiar uma recuperação no campeonato, a Macaca levou um golpe muito duro ao perder em casa para o Náutico. A dor não foi amenizada com o empate fora de casa contra o Bahia. É preciso vencer agora para diminuir a distância de sete pontos para o primeiro time fora da zona de rebaixamento - o São Paulo. Já o Galo segue em sua preparação para o Mundial enquanto faz uma campanha tranquila, sem sobressaltos, no Brasileirão. São cinco partidas sem derrotas no campeonato. A preocupação do jogo contra a Ponte está ligada à rodada seguinte, com o clássico contra o Cruzeiro. Jogadores pendurados podem ser poupados. A diretoria da Macaca colocou ingressos a R$ 10,00 para ter o apoio da torcida na partida.
Cartola FC: apostar em William seria uma boa contra uma defesa mais fraca. Como não é o caso contra o Galo, o jovem Alef surge como opção. Aos 18 anos, se tornou titular com boas atuações (tem média 3.20), vale meros C$ 2.33 e pode render cartoletas, caso vá bem e se valorize.
Na TV: Premiere FC, com Osvaldo Luis e Renato Leal.
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), com Neuza Ines Back (SC) e Lincoln Ribeiro Taques (MT).
Você sabia que... apesar de ter um ataque forte, o Galo não tem feito muitos gols no Brasileirão? Dos dez primeiros, é o segundo que menos marcou, com 32, à frente apenas do Corinthians, com 22.
VASCO x FLUMINENSE
QUARTA, 21H50M - RESSACADA
Clássico muito importante em Florianópolis. Na zona de rebaixamento, o Vasco precisa da vitória contra um adversário que fica no meio-termo entre a esperança de ascensão para o G-4 até o final do campeonato e reminiscências de temor de rebaixamento. O time de Juninho Pernambucano abre o Z-4 e tem apenas cinco pontos de distância para o Flu, que vinha em recuperação no campeonato, mas perdeu para o Inter na última rodada. Gum e Edinho voltam ao time tricolor depois de cumprir suspensão - um alento para uma equipe nove pontos afastada do grupo da Libertadores e em condições de chegar lá, desde que comece a subir imediatamente. Já a lateral esquerda é um problema. Carlinhos e Ronan estão machucados. Enquanto isso, o Vasco lida com a ausência de Dakson, que pode nem jogar mais em 2013, e Juninho, suspenso. Edmílson também foi vetado para o jogo contra o Flu. O Gigante da Colina, apesar do mau momento, tem três jogos de invencibilidade, com uma vitória e dois empates. Na última rodada, ficou no 1 a 1 com o Flamengo.
Cartola FC: Marlone é jovem, mas pode ser uma boa aposta no clássico. Rápido, pode se dar bem contra a defesa tricolor, que não prima pela velocidade. Ele custa C$ 3.75, tem média boa (4.17) e está bastante desvalorizado, podendo aumentar o patrimônio de quem escalá-lo. Um novato tricolor pode fazer frente a Marlone. Biro Biro virou xodó da torcida com boas partidas, vale apenas C$ 2.49 e também desvalorizou na última rodada.
Na TV: TV Globo (para RJ, MG, ES, BA, SE, AL, PE, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, DF e Corumbá-MS), com com Luís Roberto, Júnior e Renato Marsiglia, e Premiere FC, com Júlio Oliveira e Carlos Eduardo Lino.
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhaes (RJ), com Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).
Você sabia que... esta é apenas a segunda vez que este clássico acontece fora do RJ? A primeira e até agora única oportunidade foi em 1992, pela Copa Rio, em Juiz de Fora-MG, com vitória vascaína por 2 a 0.
CORINTHIANS x ATLÉTICO-PR
QUARTA, 21H50M - ROMILDO FERREIRA
O Corinthians voltou a vencer na penúltima rodada e arrancou um empate com o ótimo time do Atlético-MG na última. Assim, parece encerrar o inverno de sete jogos com repetidos tropeços, alguns muito feios, como a derrota de 4 a 0 para a Portuguesa e o empate em casa com o Náutico. É natural que a equipe de Tite, com boas peças, atual campeã mundial, volte a almejar uma vaga na Libertadores, e vencer o Atlético-PR pode ajudar no processo. O problema é convencer o Furacão disso. O time rubro-negro está firme no G-4, no terceiro posto, com 44 pontos, nove a mais do que o Corinthians - o Botafogo, atual quarto e último classificado, tem 43. Vale ficar de olho na discrepância entre o ataque e a defesa das duas equipes. Os paranaenses fizeram mais do que o dobro de gols que os paulistas: 45 a 22. E levaram mais do que o dobro de gols também: 35 a 17. Luiz Alberto e Pedro Botelho voltam ao time de Vagner Mancini, que não terá Paulo Baier, poupado, e o Timão não conta com Alexandre Pato e Guerrero em Mogi Mirim, no estádio Romildo Ferreira.
Cartola FC: o potente ataque atleticano pode parar num dos grandes goleiros do campeonato. Cássio, que custa C$ 14.81, certamente terá muito trabalho. E diante da má fase do setor ofensivo paulista, o zagueiro Manoel surge como sugestão, pois desarma muito (43 vezes) e comete poucas faltas (26). O valor é alto, mas pode compensar: C$17.50.
Na TV: TV Globo (para SP, região Sul, GO, TO, MS - menos Corumbá -, MT e CE), com Cléber Machado, Caio Ribeiro e Leonardo Gaciba, e Premiere FC, com Odinei Ribeiro e Maurício Noriega.
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden (RS), com Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Rodrigo Henrique Corrêa (RJ).
Você sabia que... o Atlético-PR tem o dobro de pontos do Corinthians no returno? São dez contra cinco.
NÁUTICO x BOTAFOGO
QUARTA, 21H50M - ARENA PERNAMBUCO
O Botafogo desmorona no Campeonato Brasileiro. Os resultados se tornaram muito ruins. E o pior é que são compatíveis com o desempenho. O time alvinegro, dos melhores da competição até o final do turno, vem jogando muito mal - a ponto de Seedorf ser vaiado pela torcida na derrota para o Grêmio. Os cariocas precisam encontrar soluções para uma equipe estática, burocrática, que parece cansada. Oswaldo de Oliveira não poderá ajudar. O técnico ainda se recupera da arritmia cardíaca que assustou a todos no Maracanã depois do jogo do último sábado. Edílson e Bolívar voltam ao time e Elias também é opção, mas o volante Gabriel segue fora. Jefferson, a serviço da seleção brasileira, também é ausência. No Náutico, a luta contra o rebaixamento segue dura, mas o rendimento recente é mais animador. Nos últimos cinco jogos, o Timbu conquistou oito pontos, contra apenas um do Botafogo. O lanterna está 13 pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, o São Paulo. Martinez deve voltar à equipe, até porque Dadá está lesionado. Na última rodada, o Alvirrubro levou 4 a 1 do líder Cruzeiro.
Cartola FC: se o Náutico começou a jogar melhor no campeonato, um dos motivos é o crescimento de Maikon Leite. Contra o Botafogo em fase crítica, ele pode atuar bem. O atacante marcou cinco gols, deu duas assistências e tem preço razoável (C$ 12.70). Já o Alvinegro tem mais chances de espantar a crise se Rafael Marques quebrar seu jejum de gols. Ele participa muito das ações ofensivas e já fez oito gols e deu seis passes para os companheiros marcarem. Diante do lanterna, pode ser a hora de desencantar. O inconveniente é o preço: C$ 19.04.
Na TV: Premiere FC, com Rembrandt Júnior e Chiquinho.
Arbitragem: Marcos André Gomes da Penha (ES), com Luis Carlos Câmara Bezerra (RN) e Broney Machado (PB).
Você sabia que... o Botafogo não vence o Náutico em Pernambuco há dez anos? Porém, foram apenas quatro jogos no período, com três vitórias do Timbu e um empate.
CRUZEIRO x SÃO PAULO
QUARTA, 21H50M - MINEIRÃO
Grande jogo. No encontro do primeiro turno, já ficou evidente aquilo que cada equipe faria no campeonato. O Cruzeiro venceu por 3 a 0 no Morumbi. Agora, os mineiros disparam para o título, enquanto os paulistas seguem ameaçados de rebaixamento. A Raposa tem 11 pontos de folga na liderança. São 12 jogos sem perder, com impressionantes 11 vitórias e apenas um empate no período. Nas duas últimas rodadas, deu duas goleadas, sobre Portuguesa (4 a 0) e Náutico (4 a 1). É uma realidade bastante diferente daquela do São Paulo, que melhorou com Muricy Ramalho e bateu o Vitória na última rodada, mas acumulava três derrotas antes disso. O Tricolor está com um pé fora da zona de rebaixamento. Tem apenas um ponto a mais do que o Vasco, o porteiro do Z-4. Luis Fabiano e Antônio Carlos estão fora no Tricolor. O Mineirão deve lotar na partida.
Cartola FC: no líder do campeonato, sobram opções. Talvez a de melhor custo-benefício seja Willian, que tem a melhor média (6.39) depois de Júlio Baptista, que jogou poucos jogos, e tem custo baixo: 11.26. Além disso, marcou cinco gols e deu seis assistências. Contra o melhor ataque, talvez a zaga do São Paulo não seja uma boa aposta. Por isso, o lateral Douglas, que tem jogado de meia, pode entrar no time. A média é razoável (3.23), o preço é C$ 8.42 e ele está desvalorizado, além de se destacar nas roubadas de bola (32).
Na TV: Premiere FC, com Rogério Corrêa e Bob Faria.
Arbitragem: Jailson Macedo Freitas (BA), com Ivan Carlos Bohn (PR) e Rafael Trombeta (PR).
Você sabia que... o São Paulo leva enorme vantagem sobre o Cruzeiro nos encontros entre as duas equipes por Brasileiros? Foram 47 partidas, com 25 triunfos tricolores, 14 empates e apenas oito sucessos mineiros.
PORTUGUESA x GOIÁS
QUINTA, 19H30M - CANINDÉ
Encontro interessante entre dois integrantes do quarteto de times com 34 pontos, membros da zona intermediária da tabela. A Portuguesa, com quatro vitórias nos cinco jogos mais recentes, vem mostrando que seu campeonato não é apenas contra o rebaixamento, como apontavam os descrentes. E o Goiás dá impressão contrária: de que no fim não terá bola para brigar pelas primeiras colocações, como chegou a sonhar. O jogo é importante ao se olhar para baixo, visto que a distância de seis pontos para o Z-4 não é de apavorar, mas também não rende o maior dos sossegos. O time esmeraldino não vence há três rodadas, mas aposta em Walter, que voltou a fazer gol no empate por 1 a 1 com o Criciúma. Gilberto, autor de dois gols contra o Santos e de outros três diante do Corinthians, é o destaque da Lusa.
Cartola FC: o custo-benefício aponta um opção lógica para os cartoleiros: Gilberto. O atacante marcou cinco gols nos últimos três jogos da Lusa e vale apenas C$ 10.19. Do outro lado, o zagueiro Rodrigo pode ser uma boa aposta. O jogador tem um bom preço (C$ 7.24) e tem se destacado nas roubadas de bola. Até o momento, foram 37.
Na TV: Premiere FC, com Bachin Júnior e Ivan Andrade.
Arbitragem: Rodrigo Batista Raposo (DF), com Janette Mara Arcanjo (MG) e Marcos Santos Vieira (AM).
Você sabia que... contabilizadas apenas as últimas cinco rodadas, a Portuguesa é o segundo time de melhor campanha no Brasileirão? Foram 12 pontos ganhos em 15 disputados, atrás apenas do Cruzeiro, que fez 13.
FLAMENGO x INTER
QUINTA, 21H - MARACANÃ
Clemer, ex-goleiro do Flamengo e depois multicampeão como camisa 1 do Inter, segue no comando do time colorado no jogo do Maracanã, enquanto a diretoria vermelha aguarda Abel Braga, o provável substituto de Dunga, demitido depois da última passagem dos gaúchos pelo Rio de Janeiro - a derrota de 3 a 1 para o Vasco, duas rodadas atrás. A troca de treinador já melhorou a equipe do Beira-Rio, de boa atuação na vitória de 1 a 0 sobre o Fluminense. Agora, o Inter pega outro carioca. E precisa de um bom resultado para esquentar a desejada escalada rumo à zona da Libertadores. Caio substitui Jorge Henrique no Maracanã, e Scocco segue fora. No Flamengo, ainda em busca de maior conforto na tabela, parece haver uma evolução desde que Jayme de Almeida assumiu o time. São quatro jogos sem perder, com duas vitórias e dois empates, incluído aí o 1 a 1 com o Vasco na última rodada. A dupla de zaga rubro-negra terá o jovem Frauches, de 21 anos, ao lado de Chicão, já que Wallace está suspenso, Samir sofreu lesão e González foi convocado para a seleção chilena. O Fla está cinco pontos à frente da zona de rebaixamento. Se vencer o jogo, passará o Inter.
Cartola FC: quando o Flamengo joga no Maracanã, o nome do atacante Hernane é quase certeza de pontos. O Brocador marcou oito de seus dez gols no Brasileirão no estádio. Os números mostram que vale desembolsar C$ 16.22 para escalar o rubro-negro. Já o Colorado é um time de jogadores caros. Portanto, é bom apostar em quem pontue bem regularmente. O meia D'Alessandro sai por C$ 19.25, mas tem a melhor média do time: 5.98 pontos por jogo.
Na TV: SporTV (menos RJ) e Premiere FC, com Luiz Carlos Júnior e Lédio Carmona.
Arbitragem: Raphael Claus (SP), com Guilherme Dias Camilo (MG) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP).
Você sabia que... o Inter tem boa vantagem sobre o Flamengo em jogos pelo Brasileiro? Em 51 confrontos, os gaúchos ganharam 20 vezes, cinco a mais do que os cariocas. Ainda ocorreram 16 empates.