Com a presença dos representantes dos dez times participantes, foram definidos na noite de quinta-feira, dia 19 de agosto, os últimos detalhes da Copa Sub-23, que começará a ser disputada no dia 15 de setembro com a presença de dez equipes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A única ausência entre os grandes brasileiros é a do Cruzeiro. O time mineiro optou por mandar elenco e comissão técnica da categoria para disputar a Terceira Divisão do Campeonato Estadual, da mesma maneira que fez com o Ipatinga no início dos anos 2000.
A Copa Sub-23 começa com Santos x Avaí e várias partidas acontecerão antes dos jogos dos profissionais pelo Campeonato Brasileiro, como o Fla-Flu, no dia 2 de outubro, e Corinthians x Palmeiras, encerrando a fase de classificação no dia 24.
|
As dez equipes estão divididas em dois grupos (A: Fluminense, Palmeiras, Vasco, Avaí e Internacional; B: Corinthians, Santos, Flamengo, Atlético/MG e Botafogo). Os times jogam entre si nas chaves, classificando os dois primeiros para a semifinal. A final está marcada para o dia 7 de novembro.
Os clubes poderão escalar até três atletas acima de 23 anos por partida, independente do goleiro, que para esta não competição não terá limite de idade. O Brasil tem uma grande tradição em formar jogadores, e o Sub-23 é uma idade determinante na vida de um jogador profissional. Assim, a observação de nossos jogadores é facilitada, pois assistimos a eles atuando pelo próprio clube, acrescentou, disse o gerente das categorias de base do Fluminense, Bruno Costa, num discurso bem parecido com os demais representantes das equipes semelhantes.