Imprensa

Caderno de Esportes será diário a partir do dia 11: GLOBO prepara novidades

\"Novidades

RIO - Sede da final da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o Rio é a nova capital mundial do esporte. É com este horizonte, e mantendo a tradição de retratar tudo de mais importante referente à cidade e ao Brasil, que o GLOBO lança, no próximo domingo, dia 11, um caderno diário de esporte. O caderno que você já se acostumou a ler às segundas será publicado todos os dias da semana, com novidades de forma e conteúdo, que poderão ser vistas também no nosso site, no seu celular e no twitter.

O futebol continuará tendo destaque, mas outros esportes também serão protagonistas. Numa cidade que vive ao ar livre, como o Rio, skate, surfe, corridas, lutas ganharão mais espaço. Sem esquecer o vôlei, o basquete, a Fórmula-1...

O time ganha reforços. Ao lado de Fernando Calazans, Renato Maurício Prado, Celso Itiberê e do Panorama Esportivo, o caderno terá três novas colunas: a do ator e roteirista Bruno Mazzeo, da Rede Globo, e de Marcelo Adnet, ator e apresentador da MTV - dois apaixonados por esporte -, além da coluna \"A pelada como ela é\".

\"Ter um caderno de Esportes diário é um sonho antigo\"



- Ter um caderno de Esportes diário é um sonho antigo, sobretudo um caderno que não seja apenas de futebol. Poder lançar agora este caderno demonstra o compromisso do GLOBO com seus leitores e também a boa fase que a economia do Rio atravessa, tendo como horizonte a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016 - afirma o diretor de redação do GLOBO, Rodolfo Fernandes.Mazzeo e Adnet estreiam colunas semanais

Antonio Nascimento, editor de Esportes do GLOBO, fala sobre o que os leitores poderão encontrar no caderno:

- Assim como o Rio, entramos numa nova fase aqui no Esporte. Não descuidaremos do futebol, paixão da maioria, mas ele estará ao lado de outros esportes, como os radicais, paixão de muitos.

Além do conteúdo, um novo projeto gráfico tornará o caderno mais dinâmico, com leitura mais ágil, sem prejuízo para as grandes reportagens. Léo Tavejnhansky, editor de Arte do GLOBO, e autor do projeto gráfico do novo caderno, explica as vantagens:
\"Assim como o Rio, entramos numa nova fase aqui no Esporte. Não descuidaremos do futebol, paixão da maioria, mas ele estará ao lado de outros esportes\"



- A editoria ganhou mais espaço, o projeto aproveita isso. Teremos títulos e fotos de maior impacto, maiores. O caderno vai ficar mais dinâmico. O novo projeto tem um vínculo com o atual, na tipografia e na cor do logotipo - explica Léo.

Para Fernando Calazans, a criação do caderno diário reflete a importância que o esporte ganhou no Rio.

- Em 2009, as maiores alegrias do carioca foram esportivas: o Flamengo campeão brasileiro, Flu e Botafogo se salvando do rebaixamento, o Vasco voltando à Primeira Divisão, e a escolha da sede das Olimpíadas... A estreia do caderno será mais uma felicidade para o carioca. Foram esses acontecimentos todos que deram ainda mais importância ao caderno de Esportes do GLOBO, e o caderno, agora diário, leva, de forma recíproca, essa importância aos leitores - analisa Calazans.

Autor de outra coluna a que o leitor do GLOBO já está habituado, Renato Maurício Prado ressalta a maior abrangência do novo caderno e o momento apropriado do lançamento.

- O ano é de lutar pelo hexa, mas, no nosso horizonte, já se delineiam a Copa de 2014 e os Jogos de 2016. É hora de torcer por craques como Kaká e Robinho, de acompanhar os preparativos de astros como Cielo, Felipe Massa e Fabiana Murer e também, de incentivar jovens como Neymar, Bruninho Rezende e Bruno Senna. Por tudo isso, é perfeito o momento para que O GLOBO lance seu tão sonhado caderno de Esportes diário. Seções tradicionais serão enriquecidas com novas pautas e entrevistas. Que os leitores aproveitem e participem - convida Renato.

Entre as novas seções, destaque para a \"Preto no Branco\", que trará uma entrevista de impacto com uma personalidade do esporte.

Para quem está chegando, como Bruno Mazzeo, que escreverá semanalmente, às terças, o novo caderno é a realização de um desejo antigo.

- É uma vontade que eu tinha há muito tempo, escrever sobre esporte. Apesar de ser formado em jornalismo, não sou um jornalista esportivo. Sou um torcedor, vou ao estádio... Não tenho a responsabilidade de falar sobre futebol como um Fernando Calazans, ou um Renato Mauricio Prado - diz Mazzeo.
\"A editoria ganhou mais espaço, o projeto aproveita isso. Teremos títulos e fotos de maior impacto, maiores\"



Marcelo Adnet também escreverá semanalmente, aos sábados, assim como Sérgio Pugliese, responsável pela coluna \"A pelada como ela é\".

- A idéia de escrever crônicas sobre peladeiros surgiu de uma frase do meu amigo Sergio Sapo chateado com o cancelamento de uma pelada por falta de quórum: \"O que é pior, falhar na cama ou não ter jogo por falta de gente?\". Todos preferiram decepcionar as esposas. O título é homenagem a Nelson Rodrigues, por suas histórias de amores intensos e surpreendentes - conta, bem-humorado.

O lançamento do caderno diário de Esportes traz, ainda, boas oportunidades de negócios, na avaliação de Mario Rigon, diretor de Mercado Anunciante da Infoglobo.

- O caderno diário oferece várias oportunidades para anunciantes e patrocinadores fazerem uma comunicação publicitária que posicione sua marca, produtos e serviços junto a uma audiência qualificada. Dos mais de 600 mil leitores do Caderno de Esportes, 83% estão nas classes A e B - afirma Rigon.Novidades na internet: testes e maior interatividade com torcedor

A página de esportes do site do GLOBO também terá novidades a partir do domingo que vem. O leitor, que já ajuda a fazer o noticiário, terá participação ampliada. Serão criados novos canais para interatividade. A seção \"Eu na Torcida\" vai receber registros em texto, foto ou vídeo da paixão pelo clube do coração e dos momentos marcantes de cada um nos estádios. Também será possível enviar sugestões de reportagens e crônicas. No \"Pergunte a\", os internautas é que entrevistarão personalidades do esporte.

A área de multimídia vai ganhar um \"up grade\", com variada programação em vídeo. A dois meses da Copa da África do Sul, uma das séries é o \"Teste de Boleiro\". Craques do futebol são desafiados a mostrar conhecimento sobre a Copa de 2010. Na série \"Essa eu nunca esqueci\", celebridades relembram jogadas marcantes.

Outra novidade vai agradar em cheio aos peladeiros. A partir de domingo, estará no ar o blog \"A pelada como ela é\", do jornalista Sergio Pugliese. O espaço será para quem curte não só bater uma bola como também contar uma boa história.

Haverá ainda o Bolão da Copa, com prêmios incríveis. Para conferir o que vai pela página de esportes do site é só acessar o endereço oglobo.com.br/esportes.

Fonte: Globo Online
  • Terça-feira, 06/08/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 1
    Atlético Goianiense Atlético Goianiense 0
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 15/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Flamengo Flamengo
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
  • Domingo, 22/09/2024 às 16h00
    Vasco Vasco
    Palmeiras Palmeiras
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 25/09/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Domingo, 29/09/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Cruzeiro Cruzeiro
    Campeonato Brasileiro - Série A Mineirão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147