Se para muitos vascaínos a Copa do Brasil traz más recordações - por conta da derrota na final para o rival Flamengo -, para o técnico Renato Gaúcho a campanha do time nessa competição tem que servir de inspiração para os jogadores na Copa Sul-Americana, que começa nesta quarta para o time cruzmaltino, diante do Corinthians. Até pelas semelhanças no regulamento: confrontos em dois jogos, com gol no campo do adversário valendo dois, em caso de necessidade de desempate.
De fato, tirando a final, a trajetória do Vasco na Copa do Brasil foi exemplar. Foram 12 jogos, com 6 vitórias, 4 empates e as duas derrotas na decisão. O time teve seis adversários, sempre enfrentando-os por duas vezes. Contra quatro deles, o Vasco sempre venceu um e empatou outro. Contra um, venceu as duas partidas. E na final...
Dos quatro confrontos em que venceu um e empatou outro, um foi o clássico contra o Fluminense. Nos outros três (Botafogo-PB, Iraty-PR e Volta Redonda), o Vasco venceu em casa e empatou fora. Contra o Criciúma, venceu dentro e fora. Ou seja: é fundamental vencer em casa.
- Disse mais ao time: é vencer e não levar gol em casa, esse é o segredo em competições desse tipo. Mas não vai ser fácil porque o Corinthians tem um grande time, muito bem dirigido pelo Leão - comenta Renato.
A CAMPANHA DO VASCO NA COPA DO BRASIL:
15/2 - 1 x 1 Botafogo-PB (F)
22/2 - 7 x 0 Botafogo-PB (C)
22/3 - 2 x 2 Iraty-PR (F)
08/4 - 5 x 1 Iraty-PR (C)
12/4 - 2 x 1 Criciúma (F)
20/4 - 1 x 0 Criciúma (C)
27/4 - 0 x 0 Volta Redonda (F)
04/5 - 2 x 1 Volta Redonda (C)
11/5 - 1 x 0 Fluminense (N)
17/5 - 1 x 1 Fluminense (N)
19/7 - 0 x 2 Flamengo (N)
26/7 - 0 x 1 Flamengo (N)