Campanha do Vasco em 2012 é a melhor na era dos pontos corridos
A retomada da liderança do Campeonato Brasileiro não foi a única conquista do Vasco na noite do último sábado, na vitória sobre a Ponte Preta por 3 a 2, em São Januário. Com o triunfo de virada sobre o time de Campinas, o cruzmaltino ratificou seu melhor início de competição na era dos pontos corridos - desde a temporada de 2003.
Com 16 pontos em sete jogos, sendo cinco vitórias um empate e apenas uma derrota, o time vascaíno mostrou que vive a melhor fase das últimas dez temporadas. Entre campanhas pífias e até uma passagem pela série B, o melhor retrospecto anterior havia sido nos anos de 2005, 2007 e 2011, quando marcou 11 pontos no mesmo período.
CAMPANHAS DO VASCO ATÉ A 7ª RODADA
2003
8 pontos - 2 vitórias / 2 empates / 3 derrotas
2004
5 pontos - 1 vitória / 2 empates / 4 derrotas
2005
11 pontos - 3 vitórias / 2 empates / 2 derrotas
2006
8 pontos - 2 vitórias / 2 empates / 3 derrotas
2007
11 pontos - 3 vitórias / 2 empates / 2 derrotas
2008
8 pontos - 2 vitórias / 2 empates / 3 derrotas
2009*
*disputou a segunda divisão
2010
5 pontos - 1 vitória / 2 empates / 4 derrotas
2011
11 pontos - 3 vitórias / 2 empates / 2 derrotas
2012
16 pontos - 5 vitórias / 1 empate / 1 derrota
Empolgado com a fase mesmo diante da má atuação na partida do último sábado, o técnico Cristóvão Borges avaliou de maneira muito positiva o trabalho desenvolvido desde o segundo semestre de 2011 e disse que a campanha poderia ser ainda melhor neste início de Brasileiro.
\"Estamos fazendo um trabalho muito bom desde o ano passado. Plantamos e estamos colhendo agora. Só lamento mesmo pela derrota diante do Cruzeiro, na última semana [sexta rodada]. Essa campanha poderia ser ainda melhor. Mas não adianta chorar agora. O campeonato é longo e temos que nos preocupar em manter esse ritmo\", salientou o comandante do time de São Januário.
E os números só colaboram com as palavras de Cristóvão. Além da pontuação recorde desde o início da era de pontos corridos, o Vasco possui o melhor ataque do Campeonato Brasileiro ao lado do Fluminense, com 14 gols marcados. De quebra, Alecsandro, camisa 9 do cruzmaltino, é o artilheiro da competição com cinco gols.
Cobranças mesmo com vitória
Entretanto, apesar de tantos números positivos, o Vasco sabe que ainda precisa melhorar muito se quiser manter a trajetória vitoriosa até o fim do Brasileiro. Jogadores e técnicos admitiram que a última vitória veio muito mais na base da raça do que na técnica da equipe.
LEIA MAIS SOBRE O VASCO NO UOL
Vasco vira sobre a Ponte Preta em São Januário e reassume a liderança do BrasileiroApós barração e gol da vitória, Diego Souza não assegura permanência no VascoJogadores do Vasco admitem má atuação contra Ponte e exaltam vitória na raçaCristóvão minimiza problemas do Vasco e diz que vitória \"colocou as coisas no lugar\"
\"O que vale sempre é a vitória, mas precisamos melhorar um pouco para manter essa sequência\", destacou Felipe, que teve o discurso endossado por Cristóvão Borges. \"Comemoramos agora, na hora do jogo, mas teremos a semana inteira para ajustar alguns pontos que ainda não ficaram 100%. Vamos trabalhar\", alertou o treinador.
E após uma semana inteira de trabalho, o Vasco voltará a campo no próximo domingo para corrigir os erros e, principalmente, manter a sequência vitoriosa. O jogo será contra o Figueirense, às 16h, em Florianópolis, pela 8ª rodada do Brasileiro.