A 11ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Carioca terá uma briga quente pelas duas vagas restantes ao mata-mata.
Fazendo as contas
Flamengo e Volta Redonda já estão classificados para as semis. Ambos os times possuem 20 pontos cada um, com o Rubro-negro à frente no saldo de gols (15 a 3), e não podem mais ser ultrapassados pelos demais adversários na tabela.
Sete clubes estão no páreo pelas duas vagas restantes. São eles: Madureira (15 pontos), Vasco (14), Fluminense (14), Botafogo (13), Sampaio Corrêa-RJ (13), Nova Iguaçu (13) e Maricá (12).
Apenas um deles depende apenas de si. Atual terceiro colocado, o Madureira confirma a classificação se vencer seu duelo, contra o Nova Iguaçu, independentemente dos outros resultados da rodada.
Ao menos um dos outros três grandes do Rio vai ficar fora do mata-mata. Vasco e Botafogo protagonizam um confronto direto no jogo decisivo e, portanto, não podem avançar juntos, já que ambos estão atrás do Madureira. Ou é um, ou é outro — ou nenhum, dependendo da combinação de resultados.
O que os grandes precisam
Botafogo: Vencer o Vasco e secar os demais. O Glorioso chegaria a 17 pontos nesse cenário e precisaria que os demais times na briga tropeçassem.
Vasco: Vencer o Botafogo (ou empatar) e secar os demais. O Cruzmaltino está na última posição do G4 neste momento, ficando à frente do Flu pelos critérios de desempate. Mesmo se ganhar seu jogo, pode ficar fora dependendo dos demais resultados da rodada.
Fluminense: Vencer o Bangu (ou empatar) e secar os demais. A situação do Tricolor das Laranjeiras é a mesma do Vasco. O time pode ficar dentro ou fora da zona de classificação a depender dos resultados finais.
Jogos decisivos para o mata-mata
Tabela atual do Carioca
Critérios de desempate do Carioca