Carioca-2015 com 14 clubes
Rubens Lopes fez duras críticas ao calendário da CBF para o futebol brasileiro em 2014, mas repousa sobre a mesa do presidente da federação de futebol do Rio uma proposta da CBF e das TVs que transmitem o Campeonato Carioca. Pleiteia diminuir o período de disputa e o número de clubes não só do Estadual fluminense mas também do Paulistão em 2015.
No caso do Rio, a proposta é do Carioca-2015 jogado por 14 equipes, em vez das 16 de 2014, em 17 ou, no máximo, 18 datas. A competição começaria no último sábado de janeiro e acabaria no segundo domingo de abril, sem jogos no sábado e no domingo de carnaval e na quarta-feira de Cinzas, como exige Lopes.
A proposta será apresentada aos conselhos arbitrais de clubes para aprovação ainda este ano, respeitando o Estatuto do Torcedor.
Os argumentos para a mudança são:
1. A fórmula atual provoca prejuízo técnico pela má qualidade da maioria das partidas.
2. Raros estádios têm condições técnicas de receber transmissões de TV.
3. A média de público dos turnos não para de cair ano a ano;
4. O excesso de jogos deficitários e de má qualidade técnica nos estaduais prejudica a pré-temporada e a preparação dos times.
5. Partidas jogadas no alto verão, o que implica no pior desempenho dos atletas e na baixa freqüência de público nos estádios;
6. Clubes que escalam times-mistos para poupar jogadores em partidas sem relevância;
7. Possibilidade de valorização do Campeonato Brasileiro-2015.
Vale lembrar que o Carioca-2014 já será jogado pelos mesmos 16 clubes, mas em 21 datas, em vez das 23 disponíveis de 2013. Em São Paulo, são 20 clubes, com as mesmas datas. Por causa da paralisação de 43 dias para a Copa do Mundo, os regionais ficarão espremidos, prejudicando a pré-temporada.