Causou surpresa a divulgação do público presente em São Januário no último sábado, na estreia do Vasco na Série B do Campeonato Brasileiro, contra o Brasiliense: pouco mais de 15 mil pessoas, apesar de visulamente lotado.
O Estádio Vasco da Gama (seu nome oficial), que no ano passado teve a capacidade máxima definida em 23.500 lugares, teve a redução da disponibilidade de lugares, por segurança, para 18 mil pessoas.
A Colina passou por inspeções da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e, como ainda não cumpriu todas as determinações relativas a segurança, tem sua lotação máxima limitada.
O primeiro passo cumprido pelo Vasco foi a disribuição de extintores de incêncio no local, o que não havia antes. Com a predisposição do clube em cumprir as exigências, o estádio foi liberado para receber 18 mil pessoas.
A segunda parte das exigências consiste na sinalização interna de todas as saídas de São Januário e a instalação de tubulação de água nas proximidades do estádio. O prazo dado pelos órgãos públicos é junho.