Embora com regulamentos diferentes, o Campeonato Carioca de 2011 pode vir a ter um desfecho que lembraria o que aconteceu no Estadual de 1981: forçar a realização de três partidas. Naquele ano, o campeonato foi disputado em três turnos com 12 clubes. Os vencedores fariam um turno final. Como ganhou dois turnos, o Flamengo tinha vantagem no confronto contra o Vasco: bastava empatar uma das duas partidas programadas para o Maracanã para ser campeão. Seu rival, o Vasco, vencedor do segundo turno, só podia pensar em vitória.
No primeiro confronto, em 29 de novembro, o Vasco venceu por 2 a 0, gols de Roberto Dinamite. Em 2 de dezembro, sob forte temporal, os vascaínos ganharam a segunda partida, com novo gol de Roberto, aos 42 minutos do segundo tempo. Com isso, houve a necessidade de um terceiro jogo.
Em 6 de dezembro, diante de 161.989 pagantes, o Flamengo fez 2 a 0, com gols de Adílio e Nunes. O Vasco diminuiu no segundo tempo, com Ticão, e, no momento de maior pressão vascaína, o gramado foi invadido por um ladrilheiro rubro-negro. A paralisação esfriou a reação do Vasco. O Flamengo venceu por 2 a 1 e conquistou o título.