Veja como os 12 clubes iniciam a briga pelo título da competição que só terá árbitro de vídeo nos clássicos e finais. Flamengo busca inédito tetra, mas rivais lutam para encerrar sequência.
O Campeonato Carioca começa nesta terça-feira com o duelo entre Botafogo e Boavista, no Nilton Santos. A edição de 2022 repete o regulamento do ano passado e terá turno único de classificação, com todas as equipes jogando 11 partidas para assim ficarem definidas as semifinais e finais.
Os times e os primeiros jogos do Carioca 2022:
Audax Rio, Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende, Vasco e Volta Redonda
Jogos
Ter - 21:00 - Boavista x Botafogo - Nilton Santos
Qua - 15:30 Audax Rio x Nova Iguaçu - Elcyr Resende
Qua - 19:00 - Volta Redonda x Vasco - Raulino de Oliveira
Qua 21:35 - Flamengo x Portuguesa - Luso Brasileiro
Qui - 15:30 - Madureira x Resende - Conselheiro Galvão
Qui - 20:30 - Fluminense x Bangu - Luso Brasileiro
Regulamento
O Campeonato Carioca será disputado entre janeiro e abril, com formato dividido em primeiro turno (Taça Guanabara), semifinal e final. Os 12 clubes jogam entre si, e os quatro melhores vão para as semis.
Os quatro clubes classificados entre o 5º e o 8º lugares ao final das partidas das 11 rodadas da Taça Guanabara jogarão as semifinais da Taça Rio, que não tem qualquer ligação com as finais do Campeonato Carioca.
Apenas o último colocado será rebaixado.
Árbitro de vídeo
Na primeira fase, apenas os clássicos terão VAR. Nas semifinais e finais, em todos os jogos, totalizando 12 partidas com árbitro de vídeo em todo o campeonato.
Vasco
Em meio à crise financeira e a descrença da torcida por causa do fracasso na tentativa de acesso à Série A no ano passado, o Vasco quer deixar para trás a campanha no Carioca 2021, quando sequer conseguiu se classificar para a fase final, e talvez iniciar a temporada com o pé direito.
O time foi completamente reformulado: 19 jogadores saíram e até o momento 12 foram contratados. A diretoria contratou o técnico Zé Ricardo para dar cara a esse monte de reforços e sabe que um eventual título estadual pode aliviar a pressão que existe sobre o clube.
Dos 12 que chegaram, o meia Bruno Nazário, o atacante Raniel e o zagueiro Anderson Conceição estão entre os mais conhecidos. Uma porção de jovens jogadores se junta ao experiente Nenê para tentar dar liga ao time.
Time-base: Thiago Rodrigues, Weverton, Ulisses (Luis Cangá), Anderson Conceição, Edimar, Yuri Lara, Vitinho, Juninho (Matheus Barbosa), Bruno Nazário, Nenê e Raniel (Getúlio)
Estrela do time: aos 40 anos de idade, Nenê é o principal jogador e referência técnico do elenco. O meia voltou ao clube na reta final da temporada passa e visivelmente melhorou o setor de criação. Ele se diz preparado fisicamente e motivado para buscar os objetivos do Vasco no ano.