Futebol

Carlos Alberto completa 45 dias longe do time

Com ele em campo, há quem acredite que o Vasco poderia ter ido mais longe no Campeonato Brasileiro. Porém, a cada rodada sem a presença do medalhão mais antigo de São Januário, a pergunta se torna mais insistente: o que aconteceu com o apoiador Carlos Alberto? Diante do pessimismo do preparador físico Jorge Sotter em relação ao aproveitamento do jogador na partida de domingo, contra o São Paulo, a impressão é de que as chances do camisa 19 ainda atuar este ano são cada vez menores. Sotter não desmente a previsão: – Vamos sentar para analisar essa situação, comissão técnica, departamento médico. Mas se o jogador não estiver 100% preparado e recuperado, eu acredito que não compense o risco.

Idolatrado pela torcida, segundo jogador mais bem pago do grupo, atrás apenas de Felipe, Carlos está há 45 dias fora do time. Assim que o meia realizou exames de ressonância magnética, dois dias depois do jogo contra o Guarani, 25 de setembro, o departamento médico do clube afirmou que a previsão de retorno era de três semanas. Aos 25 anos, Carlos Alberto tem levado o dobro do tempo previsto para voltar a jogar.

Os motivos para isso são um mistério.

Quem acompanha o dia a dia do jogador em São Januário é testemunha da disciplina de Carlos Alberto nos treinamentos. A relação com o técnico Paulo César Gusmão pode não ser das melhores, mas isso não justifica o fato de que, após estiramento considerado de leve a moderado na época pelo médico Alexandre Campello, o jogador ainda não tenha sido ao menos entregue definitivamente à preparação física.

– O Carlos ainda está com o departamento de transição. Ele ainda não está trabalhando direto comigo – admitiu Jorge Sotter.

Já Rodrigo Caetano está com expectativas opostas em relação ao camisa 19. O dirigente disse ontem que o apoiador tem grandes chances de enfrentar o São Paulo. Entre o médico e o executivo, diferenças quase tão grandes quanto o tempo em que Carlos Alberto não veste a camisa do Vasco.

Bate-bola com Jorge Sotter

Quais são as possibilidades de Carlos Alberto e Ramon atuarem contra o São Paulo?
Eles ainda estão em fase de transição e precisam ser reavaliados. Eles serão submetidos a exames esta semana para tomarmos uma posição melhor.

Como estão os dois?
Ramon ainda sente um desconforto muscular. Ele está bem na parte aeróbica, mas tem esse problema. Já Carlos Alberto é um pouco mais provável, ele está bem na parte muscular, mas na parte aeróbica precisa melhorar.

Como, depois de tanto tempo entregues à preparação, eles ainda não voltaram?
Na verdade, eles estão com o departamento de transição, formado por dois preparadores e um fisiologista. O jogador saiu do departamento médico e passa por eles antes de chegar até mim. Eles estão fazendo trabalhos específicos para voltar bem.

Como explicar essa demora?
Isso quem pode responder com mais precisão é o departamento médico do clube.

Há chance de não voltarem a tempo de terminarem a Série A?
Temos que nos reunir e conversar sobre isso. Se não estivermos totalmente confiantes, se o jogador não estiver 100%, eu acredito que não compensa o risco de uma nova lesão neste momento do ano.

\"Não íamos prever que o pior aconteceria\"

Rodrigo Caetano

O Carlos Alberto é um jogador muito importante para o time, assim como outros que estão em nosso elenco. Sabemos que ele faz falta à equipe e lamentamos o tempo que ele ficou fora. Mas, em momento algum, a diretoria pensou em substituto, até porque a lesão dele ocorreu depois do fechamento da janela e nunca pensamos que vai ocorrer o pior.

Não tínhamos como prever o que aconteceu com ele.

Por outro lado, de forma alguma fazemos avaliações superficiais das situações de nossos atletas, seja ele qual for. E, muito menos, chegamos a avaliar custo-benefício ou algo parecido, até por tudo que o Carlos Alberto já fez pelo Vasco, principalmente na Série B. A lesão é uma coisa da profissão do jogador de futebol e sabemos que eles não gostam de estar nesta situação.

Esperamos que Carlos Alberto e Ramon estejam prontos o mais rapidamente possível para que o Vasco some o máximo de pontos nas últimas quatro rodadas do Brasileiro e termine o campeonato em uma posição mais honrosa.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal Lance)

Fonte: Jornal Lance
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150