Futebol

Carlos Alberto está na seleção da rodada

A briga por pontos está cada vez mais acirrada no Campeonato Brasileiro da Série B. E a 17.ª rodada, disputada nesta semana, deixou o Vasco da Gama em posição igual ao Atlético-GO, com 32 pontos. O time carioca, favorito ao acesso, só perde a liderança pelo número de vitórias: 10 a 9.

Além disso, o Ceará chegou, pela primeira vez, no G4, grupo de acesso, ficando em terceiro lugar. De quebra, igualou o recorde de invencib8ilidade do Guarani, de 11 jogos. E o time de Campinas continua em baixa. Já são seis jogos sem vencer, mas ainda figura em quarto lugar, queimando a gordura acumulada no começo da competição.

Se a disputa terminasse agora, estariam rebaixados: Campinense, ABC, Fortaleza e Juventude. A rodada teve apenas 21 gols, com média de dois gols por jogo, o que é bem baixo. Isso confirma o equilíbrio de forças entre os seus 20 participantes. A 18.ª rodada será toda realizada na terça-feira.

Armado no esquema 4-4-2, com um volante e três meias:

Max (Vila Nova); Marcelo Toscano (Paraná), Léo Oliveira (Ipatinga), Gum (Ponte Preta) e Paulo Rodrigues (Duque de Caxias); Jackson (América), Carlos Alberto (Vasco), Rogeringo (Fortaleza) e Zezinho (Juventude); Edivaldo (Duque de Caxias) e Misael (Ceará).
Técnico: Roberto Fonseca (América)

Goleiro – Max (Vila Nova) – Não que ele tenha sido um monstro na vitória apertada sobre o Bahia, por 1 a 0. Mas a sua experiência tem sido importante para dar tranqüilidade à defesa do time goiano, que aos poucos busca uma posição mais confortável na tabela de classificação.

Lateral-direito – Marcelo Toscano (Paraná) – Revelado pelo Paulista de Jundiaí, ele tem mantido boa regularidade com a camisa do Paraná. O tricolor paranaense, aliás, tem melhorado nesta reta final do primeiro turno. E foi o que aconteceu na merecida goleada sobre o Bragantino, por 4 a 1.

Zagueiro - Léo Oliveira (Ipatinga) - Não deu espaços para o ataque bugrino. Como seu companheiro Thiago Mathias fez uma partida ruim, Léo Oliveira teve de jogar por dois. Não vacilou na marcação e ainda mostrou qualidade para sair jogando.

Zagueiro - Gum (Ponte Preta) - Foi um dos poucos jogadores que se salvou no empate contra o Fortaleza. Poupado das críticas da torcida, apresentou a já tradicional segurança, seja pelo alto ou por baixo. Ainda foi premiado com o gol que salvou a Macaca de um vexame maior.

Lateral-esquerdo - Paulo Rodrigues (Duque de Caxias) - Não é todo dia que alguém marca um gol olímpico. E para o lateral carioca a sorte brilhou na sexta-feira, na vitória do duque sobre o ABC, por 2 a 1. Ele marcou seu primeiro gol olímpico na carreira e ajudou seu time a conseguir uma importante vitória, neste momento, decisiva para tirá-lo da zona de rebaixamento.

Volante – Jackson (Volante) – O “negão” do América-RN tem dado o sangue para a recuperação do time potiguar. E, de novo, a sua disposição, raça e força de marcação foram importantes para a vitória, apertada porém justa, do América sobre o Figueirense, por 1 a 0, em Florianópolis.

Meia - Rogerinho (Fortaleza) - Foi o principal nome do Fortaleza. Rejeitado e liberado pela Macaca, ele decidiu jogar tudo em sua volta ao Majestoso, onde entrou em forma no primeiro semestre. Explorou principalmente as costas do lateral Vicente e mostrou-se muito perigoso nas cobranças de falta. Foi dele o cruzamento que resultou no gol de Kiko.

Meia - Zezinho (Juventude) - O jovem jogador de apenas 17 anos já começa a surgir uma das gratas promessas do futebol brasileiro. Ele foi o grande destaque do Juventude e não deu moleza para os defensores da Lusa. Criou algumas chances e acabou premiado com um golaço. Foi seu primeiro como profissional.

Meia – Carlos Alberto (Vasco da Gama) – A sua experiência, aliada à sua maturidade (agora é até pai), tem ajudado muito a reação do Vasco da Gama. E não foi diferente na vitória sobre o lanterna Campinense, por 3 a 0, em São Januário. Ele cobrou o pênalti que abriu o placar e depois deu um passe perfeito para o segundo gol. Em campo, porém, foi o “cérebro” vascaíno. Está muito bem.

Atacante – Misael (Ceará) – O garoto deixou Preto no banco de reservas, entrou em campo desde o início e fez sua parte com competência: marcou o gol da vitória do Ceará sobre o líder Atlético-GO, por 1 a 0. Baixinho e velocista deu o maior trabalho para a defesa goiana. E ajudou o Ceará a bater o décimo primeiro jogo invicto, igualando a marca do Guarani, que teve um início fulminante.

Atacante – Edivaldo (Duque de Caxias) – Voltou a mostrar oportunismo ao marcar um dos gols do Duque de Caxias na vitória sobre o ABC, por 2 a 1, em Natal. Ele já é vice-artilheiro da competição, com 11 gols. E até mesmo na parte negativa ele se deu bem: cometeu falta em cima do goleiro Paulo Musse, impedindo a defesa para o gol olímpico de Paulo Rodrigues. O lance foi ilegal, mas valeu, e muito, para o time da Baixada Fluminense.

Técnico – Roberto Fonseca (América-RN) – Vencer com o Atlético-GO ou Vasco da Gama está fácil, mas o difícil mesmo é fazer o América-RN vencer dentro da Série B. E o técnico Roberto Fonseca teve méritos na importante vitória sobre o Figueirense, por 1 a 0. Segurou seu time na defesa e aproveitou a chance para matar o jogo. O time potiguar vinha de seis derrotas consecutivas, inclusive na estréia de Fonseca, na derrota para o Vila Nova, por 2 a 1, em Goiânia.

Fonte: Futebol Interior
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco 1
    Atlético-MG Atlético-MG 1
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 21 (38,89%)
Empates 17 (31,48%)
Derrotas 16 (29,63%)
Total 54
Gols
Marcados 71 (51,45%)
Sofrido 67 (48,55%)
Total 138
Saldo 4
Cartões
Amarelos 138 (92,00%)
Vermelhos 12 (8,00%)
Total 150