Futebol

Carlos Tenório deve assistir a Vasco x Ponte Preta em Atibaia

ATIBAIA, SP. O provável Vasco que estreará no Campeonato Carioca deu as caras ontem em Atibaia, no jogo-treino em que goleou o Comercial-SP por 4 a 1. Mas está longe de ser o Vasco que o técnico Cristóvão Borges pretende ter em mãos para a Copa Libertadores. Até porque faltam peças à equipe.

Além das ausências por lesões, como as do atacante Éder Luís e do volante Rômulo, já vetados para o início do Campeonato Carioca; e dos meias Felipe e Juninho, que iniciaram mais tarde a prétemporada, o treinador espera por novas contratações. Uma delas já confirmada: o atacante equatoriano Carlos Tenorio, que fará exames amanhã no Rio, será apresentado à tarde em São Januário.

Atacante disputou duas Copas do Mundo Finalmente, o clube conseguiu fechar a contratação de um atacante, posição que ficou carente com as saídas de Élton e Leandro. Aos 32 anos, Tenorio traz a experiência de ter disputado duas Copas do Mundo pelo Equador — de 2002 e 2006 —, tendo marcado 12 gols pela seleção do país, sendo dois no Mundial da Alemanha.

— O negócio está praticamente concluído, só falta a aprovação dos exames médicos.

As bases salariais já estão fechadas. Ele chega ao Rio amanhã (hoje) e vem para Atibaia — informou o novo diretor de futebol do clube, Daniel Freitas, enfatizando que o atacante foi um pedido da comissão técnica. — Lá atrás quando percebemos a carência, ele sempre foi a nossa primeira opção. Mas continuamos observando e novidades podem aparecer na próxima semana. Estamos atrás de um jogador polivalente.

Segundo a imprensa equatoriana, o atacante vai assinar com o Vasco por dois anos e deverá receber cerca de R$ 180 mil mensais. Valor mais alto do que o oferecido pela LDU, onde Tenorio começou a carreira e queria voltar depois de quase uma década no mundo árabe.

As partes, no entanto, não entraram em acordo e ele aceitou a proposta dos cariocas.

Time titular faz jogo pegado com Comercial Tenorio, conhecido pela força física e altura (1,82m), disputará vaga com Alecsandro. O atual titular sai na frente para manter sua posição. O atacante terá de se readaptar ao futebol sul-americano, pois estava desde 2003 atuando em times árabes.

Ao sair da LDU, o atacante foi jogar um ano no Al Nassr, da Arábia Saudita. Em 2004, transferiuse para o Qatar, onde jogou no Al Saad ao lado de Felipe. Saiu de lá em 2009. Nos últimos anos estava no Al Nasr, dos Emirados Árabes.

Tenorio poderá ver o próximo jogo-treino do Vasco contra a Ponte Preta, que será disputado na próxima quarta-feira, em Atibaia. A expectativa é de que o time esteja mais solto. No primeiro jogo do ano, com dois reforços em campo, Rodolfo na zaga e Thiago Feltri na lateral esquerda, a equipe sentiu o peso dos treinamentos físicos.

— A equipe que começou o treino disputou bastante a bola.

É uma oportunidade boa, um jogo pegado como foi é bom para que voltemos à rotina de jogos — disse o meia Fellipe Bastos, único, ao lado de Juninho, a jogar os dois tempos. — De positivo, foi o toque de bola. De negativo, a parte física, que precisa melhorar um pouco.

Com o time considerado titular, o Vasco abriu o placar com Allan, aos três minutos, em chute forte de fora da área.

O Comercial empatou aos nove com Vágner. O desempate veio aos 23: Thiago Feltri foi à linha de fundo e cruzou para Alecsandro completar. No segundo tempo, com a equipe totalmente modificada, Kim e Juninho ampliaram para o Vasco.

Vasco: Fernando Prass (Alessandro), Fágner (Jomar), Dedé (Douglas), Rodolfo (Renato Silva) e Thiago Feltri (Max); Nilton (Diego Rosa), Fellipe Bastos (Juninho Pernambucano), Allan (Chaparro) e Diego Souza (William Barbio); Bernardo (Jonathan) e Alecsandro (Kim). ComercialSP: Alex, Marcelo Ferreira, Marcel, Rafael Tavares e Rossato; André Bilinha, Vágner, Carlos Magno e Luís Augusto; Romerito e Fernando Gaúcho.

(Matéria reproduzida diretamente da versão papel do Jornal O Globo)

Fonte: Jornal O Globo
  • Quarta-feira, 16/10/2024 às 21h45
    Vasco Vasco 0
    São Paulo São Paulo 3
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbi
  • Sábado, 19/10/2024 às 18h30
    Vasco Vasco
    Atlético-MG Atlético-MG
    Copa do Brasil Arena MRV
  • Quarta-feira, 23/10/2024 às 19h00
    Vasco Vasco
    Cuiabá Cuiabá
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Segunda-feira, 28/10/2024 às 21h00
    Vasco Vasco
    Bahia Bahia
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • 06/11/2024
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Nilton Santos
  • 13/11/2024
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A Castelão
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 21 (39,62%)
Empates 16 (30,19%)
Derrotas 16 (30,19%)
Total 53
Gols
Marcados 70 (51,47%)
Sofrido 66 (48,53%)
Total 136
Saldo 4
Cartões
Amarelos 135 (91,84%)
Vermelhos 12 (8,16%)
Total 147