O casamento é antigo e terá um novo capítulo a partir desta terça-feira. A partida entre Vasco e Luverdense marca o reencontro do técnico Joel Santana e da torcida vascaína. De um lado, um clube em busca de paz na Série B do Campeonato Brasileiro. Do outro, um treinador que dá sequência à sua carreira após quase um ano e meio de inatividade. Nada melhor para Joel então do que São Januário como palco desse recomeço. Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo clube, o comandante defende números de respeito à frente do Cruz-Maltino.
Em 218 jogos, foram 125 vitórias, 57 empates e apenas 36 derrotas. O aproveitamento é de 66% e ainda tem importantes títulos conquistados como a Copa Mercosul (2000), o Campeonato Brasileiro (2000) e dois estaduais (1992 e 1993). Nada, porém, que diminua a ansiedade do treinador. O frio na barriga antes da estreia, segundo ele, é o mesmo da primeira passagem entre 1986 e 1987.
- Esse frio na barriga faz parte. Quem não fica ansioso? Fiquei parado por um bom tempo, algo anormal na minha carreira. Volto com uma grande responsabilidade, disputando uma competição que incomoda o Vasco. Sabemos que precisamos vencer. Quem trabalha em clube grande tem que querer vencer sempre - frisou.
Joel pouco tempo teve para treinar o time antes da quinta estreia. Foi apresentado no domingo, comandou a atividade de segunda e já encara o Luverdense nesta terça. Rotina que o técnico está mais do que acostumado a enfrentar.
- Isso não me assusta. São mais de 20 anos assumindo na véspera e tendo que ganhar jogo. É da vida. Temos que encarar os desafios da forma que eles aparecem. Já passei por isso no próprio Vasco. Em 2000, assumi o time em uma segunda, disputei o título da Mercosul na quarta e no domingos enfrentamos o Cruzeiro em Minas. A vida do treinador brasileiro é assim. É difícil desenvolver tudo com um dia de trabalho, mas estamos calejados. A expectativa é grande por parte da torcida, da direção. Conheço bem o Vasco, joguei aqui. Os vascaínos não estão satisfeitos, mas temos que andar mais unidos. Todos querem tirar o clube dessa situação.
O Vasco ocupa a quarta posição da Série B com 35 pontos ganhos. A partida contra o Luverdense será realizada nesta terça, às 19h30, em São Januário, pela 21ª rodada.