A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou, nesta segunda-feira (17), o Sport Club do Recife, devido à grande confusão causada no fim do jogo entre o clube e o Vasco, no domingo, pela Série B do Brasileiro. Os procuradores pediram, na denúncia, a interdição da Ilha do Retiro e a perda dos pontos por parte do Sport, clube anfitrião.
Dessa forma, o Vasco deve ganhar os três pontos da partida, o que está previsto na pena, se o caso for mesmo a julgamento. Em campo, a partida terminou empatada em 1 a 1. Além disso, também houve denúncia pela confusão em Ceará x Cuiabá, pela Série A, o que pode acarretar em punições para o Vozão e interdição do Castelão.
As denúncias foram feitas com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (Artigos 211, 213 e 205, parágrafo primeiro) e nos Artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF. Nas duas situações, torcedores dos times da casa invadiram o gramado. No caso de Sport x Vasco, a confusão começou logo após o gol de empate cruzmaltino, em que Raniel foi comemorar diante dos rubro-negros.
O STJD recebeu as súmulas da arbitragem nos dois jogos, além de imagens em vídeo da confusão. Em ambos, pelo descumprimento da regra nos artigos supracitados, a pena prevê multa de até R$ 100 mil e a perda dos pontos do jogo em favor da equipe adversária. Além disso, também pode haver a interdição do estádio e a perda de mando de campo (de uma a dez partidas).
Por outro lado, o Vasco também pode sofrer sanções por causa da confusão. O meio-campista Luiz Henrique e o atacante Raniel também foram alvo de denúncia, de acordo com a súmula do árbitro Raphael Claus. Segundo ele, Luiz Henrique arremessou um tênis e uma cadeira na direção da torcida do Sport, enquanto Raniel foi advertido por atitude antidesportiva, ao comemorar o gol. Claus citou que não deu cartões a eles em campo devido à invasão dos torcedores.
Punição também pode afetar Ceará e o Castelão
Praticamente ao mesmo tempo dos distúrbios em Sport x Vasco, o mesmo cenário podia ser visto no Castelão, em Ceará x Cuiabá. Pouco depois do gol do time da casa ser confirmado, começou uma briga as torcidas das duas equipes. Assentos e objetos foram atirados de uma parte para a outra das arquibancadas e, com isso, muitos torcedores do Ceará tentaram se refugiar invadindo o campo.
No entanto, alguns destes torcedores tentaram agredir jogadores das duas equipes e também a arbitragem, de acordo com o árbitro Caio Max Augusto Vieira. Ele também relatou o ocorrido em sua súmula, que está nas mãos da Procuradoria do STJD. Sendo assim, o Ceará, como mandante, pode sofrer as mesmas sanções previstas contra o Sport.
Coincidentemente, este jogo também estava nos minutos finais e empatado em 1 a 1. A arbitragem, por considerar que não havia segurança suficiente para prosseguir com o jogo, decidiu encerrá-lo antes da hora prevista. Dessa forma, o Cuiabá também pode ficar com todos os pontos da partida. Os dois casos devem entrar na pauta de julgamentos do STJD na próxima semana.